metropoles.com

GDF quer 3,9 mil voluntários para ajudar a suprir carência em escolas de ensino especial

Monitores receberão ajuda de custo no valor de R$ 25 por dia de atividade. Especialista alerta que é necessário investir no treinamento desse apoiadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Sem recursos para contratar novos servidores, o governo apela para a mão de obra mais em conta. A Secretaria de Educação publicou edital, nesta quarta-feira (2/3), que abre inscrição para 3.975 voluntários. Eles vão atuar em áreas de apoio e receberão ajuda de custo de R$ 25 por dia.

Os educadores sociais voluntários trabalharão em jornada de quatro horas e serão lotados em escolas de ensino especial — para alunos portadores de necessidades especiais. Serão monitores e não lecionarão. É o que garante a Secretaria de Educação.

3 imagens
1 de 3

2 de 3

3 de 3

Poderão participar estudantes de ensino médio, da educação de jovens e adultos e universitários, além de pessoas da comunidade com habilidades em atividades culturais, artísticas, desportivas, ambientais, culinárias e de serviços gerais — com exceção de limpeza e vigilância.

Entre as atribuições dos monitores, estão a de auxiliar estudantes nos horários das refeições, no uso do banheiro, na escovação dentária, no banho, na troca de fraldas, ao se vestir e se calçar, além  de realizar o controle da baba e da postura do estudante. As inscrições vão até 9 de março.

Doutor em educação, Célio da Cunha defende o programa de voluntários para a educação, mas recomenda que eles sejam treinados antes de atuarem nas escolas. “A ideia de se contratar monitores é boa. Agora, eles precisam passar por um treinamento e o trabalho tem que ser acompanhado. Educação especial é prioritária, mas é preciso saber o que a Secretaria de Educação está pensando”, diz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?