GDF e Microsoft fazem acordo para levar Office 365 às escolas públicas
A empresa transnacional disponibilizará mais de 600 mil licenças do programa para a rede de ensino do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de atualizar os computadores da rede pública de ensino, o Governo do Distrito Federal (GDF) firmou nesta terça-feira (9/4) um protocolo de intenções com a Microsoft. O convênio permitirá o uso da plataforma de produção de textos da empresa transnacional de tecnologia, o Office 365. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou o documento, que conta com as parcerias das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia.
A empresa disponibilizará mais de 600 mil licenças do programa para a rede. Além dos softwares, a parceria também inclui apoio para projetos de startups e capacitação de professores. Na ocasião, o DF e outros estados firmaram um acordo nacional com a Microsoft com objetivo de fomentar o avanço da tecnologia e da inovação nas escolas públicas.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, o GDF não irá investir apenas nas escolas, reafirmando a promessa de expansão do Wi-Fi Social, uma internet pública. Pelas contas do secretário, sem a parceria, o governo teria que gastar R$ 70 milhões pelas licenças do Office 365, ao longo de quatro anos.
O secretário de Educação, Rafael Parente, destacou que o modelo escolar está desatualizado. “É cada vez mais frequente que os nossos alunos, quando querem descobrir alguma coisa, eles vão buscar no celular e na internet. Eles querem mais tecnologia”, comentou. “Estamos vivendo a quarta revolução industrial. Todos os nossos estudantes vão ter que trabalhar com inteligência artificial”, completou.
Do ponto de vista do diretor nacional de tecnologia da Microsoft Brasil, Ronan Damasco, o desenvolvimento e conhecimento tecnológico é fundamental para a competitividade de um país. Ele ressaltou que o desenvolvimento de inteligências artificiais deve ser maleável e adequado ao ser humano.
Em um discurso descontraído, Ibaneis destacou que, nesta quarta-feira (10), o governo vai completar os primeiros 100 dias de gestão. “Eu vi nos estudos a única oportunidade de transformar a minha vida”, afirmou. Para o governador, o convênio é uma medida para proporcionar mais oportunidades e menos dificuldades aos estudantes da rede pública.