metropoles.com

GDF e Microsoft fazem acordo para levar Office 365 às escolas públicas

A empresa transnacional disponibilizará mais de 600 mil licenças do programa para a rede de ensino do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
ibaneis microsoft buriti gilvan
1 de 1 ibaneis microsoft buriti gilvan - Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Com o objetivo de atualizar os computadores da rede pública de ensino, o Governo do Distrito Federal (GDF) firmou nesta terça-feira (9/4) um protocolo de intenções com a Microsoft. O convênio permitirá o uso da plataforma de produção de textos da empresa transnacional de tecnologia, o Office 365. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou o documento, que conta com as parcerias das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia.

A empresa disponibilizará mais de 600 mil licenças do programa para a rede. Além dos softwares, a parceria também inclui apoio para projetos de startups e capacitação de professores. Na ocasião, o DF e outros estados firmaram um acordo nacional com a Microsoft com objetivo de fomentar o avanço da tecnologia e da inovação nas escolas públicas.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, o GDF não irá investir apenas nas escolas, reafirmando a promessa de expansão do Wi-Fi Social, uma internet pública. Pelas contas do secretário, sem a parceria, o governo teria que gastar R$ 70 milhões pelas licenças do Office 365, ao longo de quatro anos.

O secretário de Educação, Rafael Parente, destacou que o modelo escolar está desatualizado. “É cada vez mais frequente que os nossos alunos, quando querem descobrir alguma coisa, eles vão buscar no celular e na internet. Eles querem mais tecnologia”, comentou. “Estamos vivendo a quarta revolução industrial. Todos os nossos estudantes vão ter que trabalhar com inteligência artificial”, completou.

Do ponto de vista do diretor nacional de tecnologia da Microsoft Brasil, Ronan Damasco, o desenvolvimento e conhecimento tecnológico é fundamental para a competitividade de um país. Ele ressaltou que o desenvolvimento de inteligências artificiais deve ser maleável e adequado ao ser humano.

Em um discurso descontraído, Ibaneis destacou que, nesta quarta-feira (10), o governo vai completar os primeiros 100 dias de gestão. “Eu vi nos estudos a única oportunidade de transformar a minha vida”, afirmou. Para o governador, o convênio é uma medida para proporcionar mais oportunidades e menos dificuldades aos estudantes da rede pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?