Festa e choro. UnB divulga lista dos aprovados no vestibular
Banho de tinta e muita alegria. Assim os novos calouros comemoraram o resultado
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou, no fim da tarde desta segunda-feira (11/7), o resultado do vestibular do segundo semestre de 2016. No Instituto Central de Ciências (ICC), estudantes ansiosos aguardavam para checar se o nome estava ou não pregado no mural. Enquanto isso, quem já entrou na faculdade lotava o lugar com cartazes de “seja bem-vindo”, e os tradicionais banhos de tinta, ovos e tesouras para cortar os cabelos.
O resultado, que deveria ter sido divulgado às 17h, atrasou cerca de cinco minutos. Um tempo que parecia não ter fim e deixou em agonia os jovens. Teve até quem chorasse de ansiedade.Luan Campanatti, 18 anos, disse que preferiu ir para a universidade em vez de esperar o resultado pela internet, porque “não aguentava mais de agonia”. Quando o resultado saiu, o pai, Lyel, 49, não aguentou a emoção. “A gente deu tanto apoio, sofreu junto, agora ver que ele passou, que ele conseguiu, é muito emocionante.”
O mais novo estudante de economia contou que a rotina foi exaustiva. “Eu estava estudando 12 horas por dia. Todo mundo me ajudou e, por isso, viemos todos para cá comemorar”, completou Luan.
Mudança de curso
Este vestibular teve novidade. No momento da inscrição, o candidato fez a pré-opção pelo sistema/campus/curso/turno que desejava concorrer. Após a realização e a correção das provas, foi dada nova oportunidade para os candidatos escolherem campus/curso/turno por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB) para a alteração da escolha inicial.
De acordo com o decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, “o objetivo da novidade contempla, entre vários aspectos, dar maior transparência ao processo de seleção, possibilitar uma segunda oportunidade para os jovens repensarem suas escolhas e fazer com que a opção de curso não seja feita completamente às cegas, já que o candidato vai saber seu desempenho nas provas antes de fazer a opção definitiva”.
Rabelo explica que o SISUnB é uma versão simplificada do SiSU, do Ministério da Educação. “Estamos trazendo a cultura nacional que foi criada por meio do SiSU para dentro da universidade”, diz.