metropoles.com

Evento na UnB reúne jornalismo, direito e literatura neste sábado

Durante a programação haverá palestras, apresentações musicais e food trucks

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
unb icc
1 de 1 unb icc - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ponto em comum entre jornalismo, direito e literatura será tema da primeira edição da Expo Liber, evento organizado pelo Projeto de Extensão Habeas Liber, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). A programação começa às 9h deste sábado (05/10/2019) e se encerra às 16h30, com palestra promovida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence.

O objetivo do evento é integrar os campos do direito às demais áreas de conhecimento, como a literatura e o jornalismo, em comemoração aos 31 anos da promulgação da Constituição Federal.

Entre os palestrantes previstos estão: Ryan Maia, escritor mais jovem do Brasil; o ex-procurador federal Judivan Vieira; o magistrado Márcio Barbosa Maia, da Justiça Federal do DF; e Marcos Mairton, magistrado em Fortaleza (CE) e juiz instrutor no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Magistrado, poeta, cearense e cordelista, Marcos Mairton acredita que jornalismo, direito e literatura se encontram em vários pontos. “São três visões da mesma sociedade. O direito atua regulando, a literatura retrata a sociedade de maneira mais lúdica, e o jornalismo narra os fatos. Os três, cumprindo o seu papel, contribuem para o funcionamento da coletividade.”

O juiz poeta é autor dos cordéis Uma Aventura na Amazônia, Cem Dúvidas de Português em Cordel, Zé Luando: o Homem que Virou Mulher, além de uma adaptação do conto A Cartomante, de Machado de Assis.

Direitos humanos

Autor do livro Os Benefícios por Incapacidade das Pessoas com Deficiência em Juízo e Os Direitos Humanos em ação, o juiz federal Márcio Barbosa Maia lançará a segunda edição durante a Expo Liber. A publicação joga luz sobre a delicada questão da inclusão previdenciária da pessoa com deficiência.

“A maioria dos que têm direito a esse benefício é composta por pessoas muito pobres. Imagine: é pobre e doente, e precisa desses benefícios para viver com dignidade”, ressalta o autor.

Além dos debates, o público terá acesso a apresentações musicais, exposição de curtas, de livros, sorteio, entre outros atrativos, como o lançamento do livro Corações Libertários, uma coletânea de autoria de estudantes e ex-alunos da UnB.

A programação inclui show dos músicos Bernardo Fontenele e Alexandre Osmaça, no auditório da Faculdade de Direito. “Vamos tocar alguma coisa mais animada, tipo rock. A princípio, vamos reproduzir canções de outros artistas, mas estamos avaliando se apresentamos composições autorais”, disse Fontenele, aluno de comunicação da UnB.

Confira a programação:

9h
Abertura
Palestra Justiça e Cidadania – Romão Cícero de Oliveira (presidente e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios)

10h
Inauguração da Galeria/Quadro editorial dos professores da Faculdade de Direito (parceria: Faculdade de Direito, Alumni e Habeas Liber)

10h15
Palestra A Corrupção no Mundo – Judivan Vieira (pós-doutor em direito. Procurador federal aposentado)

11h15
Palestra Crime e Literatura: Não Existe Crime perfeito – Marcos Linhares (jornalista, escritor, presidente do Sindicato dos Escritores do DF e coordenador-geral da 32ª Feira do Livro)

12h
Intervalo para almoço com música ambiente, artes, feira de livro e fast-food

13h30
Painel I

Palestra Cinema e Literatura – Fauston da Silva (cineasta, estudante de direito da UnB, produtor, roteirista e diretor de cinema)
Apresentação do filme O Balãozinho Azul

14h
Palestra: Literatura de Cordel: normas e formas – Marcos Mairton (juiz federal, poeta e músico)

14h40
Sorteio de rifa e sorteio de livros

15h
Painel II
Palestra: A Harmonia dos Direitos Humanos – Márcio Barbosa Maia (juiz federal, músico, mestre em direito constitucional)
Ryan Maia (escritor mirim, autor de obras infantis e literárias) – apresentação de livro e bate-papo interativo
Apresentação musical (Márcio Barbosa/Marcos Mairton)

15h50
Lançamento do livro Corações Libertários – coletânea de autoria de estudantes e ex-estudantes da UnB

16h30
Palestra 31 anos da Constituição de 1988 – Sepúlveda Pertence (ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, e ex-procurador-geral da República, advogado e jurista)

Direito e jornalismo policial

A intersecção entre o jornalismo investigativo e o direito será tema abordado pelo presidente do Sindicato dos Escritores de Brasília, Marcos Linhares. Autor do livro Não Existe Crime Perfeito, o jornalista vai relembrar a cobertura de casos históricos que marcaram o Distrito Federal. O editor de política e matérias nacionais do Metrópoles, Guilherme Waltenberg, vai compor a mesa de conversas.

Além dos debates, o público terá acesso a apresentações musicais, exposição de curtas, de livros, sorteio, entre outros atrativos, como o lançamento do livro Corações Libertários, uma coletânea de autoria de estudantes e ex-alunos da UnB.

A Expo Liber conta com o patrocínio: da Alumni, Associação dos Ex-Alunos de Direito da UnB; do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal; e da Faculdade de Direito da UnB. No lugar, haverá a presença food trucks.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?