Estudantes ocupam campus da UnB em Planaltina contra a PEC 241
Alunos fazem parte de um movimento nacional que soma mais de 100 universidades e cerca de 1 mil escolas em todo o país
atualizado
Compartilhar notícia
Depois dos protestos em escolas de ensino médio, o Distrito Federal entrou na lista de locais que têm instituições de ensino superior ocupadas. Estudantes do campus da Universidade de Brasília (UnB) em Planaltina protestam contra a proposta de emenda constitucional que cria um teto para os gastos públicos.
Segundo dados da União Nacional dos Estudantes (UNE), mais de 100 universidades em todo o país aderiram ao movimento. Há ainda 1.177 escolas ocupadas, de acordo com a União Brasileira de Secundaristas (Ubes). No Distrito Federal, são sete.
O movimento OcupaFUP publicou nota oficial no Facebook com as afirmações de que as mudanças provocadas pela PEC são “inconstitucionais” e que não resolverão os problemas econômicos e sociais do país. “O projeto congelará por 20 anos os investimentos em educação, saúde, segurança social e em obras de infraestrutura, ameaçando também, os empregos nas esferas públicas e privadas”, criticam.O grupo convidou os estudantes para uma assembleia geral nesta segunda-feira (31/10). Eles informaram ainda que só poderão entrar na faculdade estudantes com identificação, e que o restaurante universitário está fechado.
A direção da FUP informou que “no conjunto de reivindicações dos estudantes não há uma pauta interna relacionada à FUP ou à Universidade de Brasília (UnB), e que os gestores atuarão no caso orientados pelo diálogo com a comunidade acadêmica”.