metropoles.com

Estudantes ocupam escola de Samambaia contra a reforma do ensino médio

Segundo o Sinpro, já são mais de 50 alunos protestando contra a Medida Provisória. Professores também apoiam a manifestação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sinpro
1 de 1 Sinpro - Foto: null

Um grupo de alunos está, desde a noite de segunda-feira (3/10), acampado no Centro de Ensino 414 de Samambaia. Os estudantes protestam contra a reforma do ensino médio, proposta pelo governo federal no dia 22 de setembro. Na manhã desta terça-feira (4/10), as aulas foram interrompidas e mais alunos se juntaram ao grupo. Segundo o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro/DF), o número já passa de 50 estudantes.

Apesar de apenas estudantes estarem acampados, os professores apoiam a manifestação. “Nós concordamos, porque essa MP, imposta de cima para baixo, é absurda”, diz o professor de geografia Fernando Espíndola.

Durante a ocupação, estão marcados aulões voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atividades culturais. “Esta ocupação será a cara que queremos que a escola tenha, com cultura, música, arte e poesia. Queremos que o secretário de Educação (Júlio Gregório) venha aqui. Estamos nos mobilizando e vamos ficar”, garante Isabella Tavares Pereira, aluna do 3° ano do ensino médio da escola.

A MP prevê mudanças como o aumento da carga horária no ensino médio e no currículo. Além de cursar matérias da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), como linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática, os alunos terão disciplinas relacionadas à área que escolher.

Durante a apresentação dos termos da MP, o ministro da Educação, Mendonça Filho, defendeu a proposta e disse que ela é necessária, uma vez que o modelo do ensino médio “está falido”. Ele também disse que as mudanças são adotadas por meio de uma MP e não projeto de lei porque o governo tem pressa. “A pressa é porque temos crianças e jovens relegados ao ensino médio de baixa qualidade. Não podemos ser passivos e tolerantes com um quadro como esse”, ressaltou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?