metropoles.com

Escola interditada pela Defesa Civil no Gama será demolida

Para o órgão, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Carlos Castello Branco não oferece segurança aos alunos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google Maps/Reprodução
print 1
1 de 1 print 1 - Foto: Google Maps/Reprodução

Mais de 570 alunos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Carlos Castello Branco estão sem aula há mais de uma semana. A unidade, localizada na Quadra 20 do Setor Oeste do Gama, foi interditada pela Defesa Civil no dia 14 de maio, por não oferecer condições de segurança necessárias aos estudantes, e permanece sem funcionar.

De acordo com a diretora, Ieda Alves Vieira, o colégio deve ser demolido nos próximos dias e uma nova unidade será construída no local.

Ieda afirma que, entre os problemas apontados pela Defesa Civil, há locais na escola com elevado risco de descargas elétricas fatais e não há condições de segurança quanto a incêndios. “O prédio está todo em risco. O Caic não comporta mais os alunos e deve ser posto abaixo logo, para a construção de uma nova unidade”, acrescentou a diretora.

Revoltados, pais e responsáveis tentam contato com a escola, mas não obtêm resposta. Eles reclamam da falta de posicionamento da direção. Sem previsão para o retorno das atividades, querem saber para onde os filhos serão transferidos.

Joice Kelly, 23 anos, é assistente administrativa e tem um filho de 2 anos que estuda na unidade. Segundo ela, no último dia 14, a direção teria telefonado, pedindo que fossem buscar a criança, pois um problema no sistema de água do colégio estaria impedindo a continuidade das aulas. “Eles me falaram que um cano quebrou e, por isso, meu filho não ia poder ficar. A escola estava sem água.”

Como Joice não tinha com quem deixar a criança, a assistente administrativa faltou ao trabalho. De acordo com ela, a interdição tem trazido inúmeros transtornos. “Fiquei mais de uma semana sem ir ao serviço. [Os patrões] me cobram o tempo todo e já ameaçaram até me demitir caso eu não vá ainda nesta semana”, diz.

Funcionários da escola que não quiseram se identificar confirmaram os problemas estruturais da unidade e definiram o episódio como “uma tragédia anunciada”. “Todos no Caic sabem que a estrutura não comporta os alunos. A escola está condenada. São rachaduras, vazamentos e problemas na distribuição de gás”, disse um dos servidores.

Estrutura antiga
Os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente integram um programa educacional desenvolvido durante o governo de Fernando Collor de Mello à frente da Presidência da República. As escolas, construídas na década de 1990, foram idealizadas por Darcy Ribeiro. A iniciativa começou no Rio de Janeiro, durante gestão de Leonel Brizola no governo estadual, e tem projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer.

De acordo com o último Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2016, a unidade no Gama conta com pelo menos 106 funcionários e 34 salas de aula, além de biblioteca, espaço de leitura, pátios, parques e refeitórios.

Transferência definida
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação confirmou que o Caic será demolido. No dia 15 de junho, será elaborado cronograma.

A pasta ainda informou que, em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (22/5) – na qual estiveram presentes a engenharia da secretaria, professores e direção do Caic, além de representantes da Regional de Ensino do Gama –, ficou acordado: os estudantes serão transferidos para a Escola Classe 29, na Entrequadra 13/17 do Setor Sul do Gama. A regional de ensino fornecerá transporte para os estudantes, o qual sairá do estacionamento do próprio Caic.

A pasta disse ainda que serão feitas adaptações na escola para receber os alunos. “Com isso, o retorno às aulas está previsto para 4 de junho, sendo que o calendário de reposição dos 12 dias letivos perdidos será definido em conjunto com a comunidade escolar. Os 54 alunos da creche serão transferidos para os Jardins de Infância 6 e 3, próximos ao Caic”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?