Escola de efeitos visuais em Taguatinga atrai legião de apaixonados por games e filmes
Inaugurado em 8 de janeiro, o espaço oferece cursos de edição de imagem e de vídeo e até criação de animações em 3D
atualizado
Compartilhar notícia
Um relógio analógico de dimensões avantajadas deu nome ao ponto mais conhecido de Taguatinga, a Praça do Relógio. Agora, um outro gigante promete disputar a atenção de quem passa pela região. A poucos metros dali, uma estranha criatura esverdeada de dois metros de altura atrai curiosos. Uma escultura fiel do Hulk recebe os alunos de uma escola nada convencional. As cadeiras são coloridas, as paredes animadas com personagens do universo dos games e de super-heróis e, em vez de cadernos e livros, o conhecimento chega pelas telas de computadores.
O ambiente futurista faz parte do cenário de uma escola de efeitos especiais recém-lançada em Taguatinga. Centro de treinamento autorizado pela Adobe, a Gracom é uma das alternativas para os amantes de games e de artes gráficas que querem se profissionalizar e trabalhar no mercado do entretenimento virtual.
A ideia de trazer para Brasília uma escola com esse perfil surgiu dos empresários Pedro Gomes, Máximo Migliari e Jens Schriver (foto). Após dedicarem um longo período analisando o mercado, perceberam que o atual cenário econômico, apesar de assustar muitos investidores, era propício para o negócio. “Durante a crise, as pessoas priorizam a educação”, acredita Schriver.
O crescimento do setor também encorajou o trio. Brasília está no alto do ranking nacional de fabricação de jogos disputados em consoles, celulares e pela internet, ficando atrás apenas de São Paulo e Recife. A justificativa desse desempenho está no surgimento de cursos nas áreas de criação e desenvolvimento de programas.
Segundo dados da Newzoo, organização especializada em pesquisa de mercado de games, a indústria dos jogos eletrônicos arrecadou, em 2015, US$ 91 bilhões. Dados da pesquisa da PwC apontaram que, no ano passado, o consumidor gastou cerca de US$ 39,1 bilhões com cinema. De acordo com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), no Brasil, 61 milhões de pessoas jogam algum tipo de videogame, movimentando uma indústria que gera R$ 900 milhões por ano no país.
Computação gráfica
Presente, atualmente, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a rede de franquias da Gracom atende, em todo o país, 9 mil estudantes. Entre os cursos disponibilizados, o que vem registrando uma maior procura é o Open CG, que tem como foco a criação para computação gráfica, possibilitando o desenvolvimento de personagens virtuais e até animações em 3D para a produção de curta metragens.
“Muitos pais observam o filho dentro de casa, dedicando seu tempo livre a um videogame, e acham aquilo um desperdício. Só que esse potencial pode ser convertido em uma carreira”, diz Pedro Gomes. Segundo Máximo Migliari, um dos principais diferenciais da escola, com módulos voltados para o desenvolvimento de games, modelagem 3D e edição para CineTV, é que os jovens saem com grandes chances de inserção no mercado de trabalho: “Isso ocorre porque a franquia tem uma Central de Novos Talentos (CNT) que faz o meio de campo entre o aluno e as empresas na área de designer e computação gráfica, muitas delas em busca de mão de obra qualificada”.
O estudante Arthur Moreira, 11 anos, estava ansioso com a matrícula na escola. Ele contou que sempre via vídeos no Youtube com explicações sobre o processo de criação de um jogo e queria fazer algum curso na área: “Passei com o meu pai na Praça do Relógio e vi a placa. Fiquei louco para estudar aqui”, revela o menino. O período letivo na unidade de Taguatinga começou este mês.
Tipos de curso
Open CG
Criação de personagens virtuais, até a confecção de briefings, storybords, concepts, formas, cores, layouts e animação em 3D com a produção de um curta-metragem
Cine TV
Produção gráfica, edição de vídeo, áudio, fotografia, filmagem, efeitos especiais, autoração, produção de blue-ray, aberturas de novelas, efeitos especiais para filmes, personagens digitais e 3D
Gamer Dev
Planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
Gamer Art
Formação de artistas digitais que se tornam aptos a elaborar personagens em 2D e 3D, montagem de cenários, composição e aplicação de luz, desenvolvimento de textura e esculturas digitais
Set 3D
Utilização de ferramentas mais usuais nas áreas de visualização e confecção arquitetônica. Todo o treinamento é baseado nas etapas de produção de um projeto na área de arquitetura, modelagem, texturização, iluminação, renderização e pós-produção
Sculpture Tradicional
Técnicas de modelagem e massa, a partir das proporções utilizadas na anatomia
Serviço
Gracom
Endereço: C9, lote 8, Taguatinga Centro
Telefone: 3042-2155
Aberta entre 7h30 e 20h