metropoles.com

Entidades firmam acordo para alunos brasileiros conhecerem Brasília

Parceria foi firmada entre a Fecomércio-DF, o Senac e a empresa CVC. Projeto se estenderá até 2022, bicentenário da Independência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os estudantes brasileiros terão a oportunidade de conhecerem a capital do país por meio do projeto O Brasil Visita Brasília. A parceria inédita foi firmada entre a Fecomércio-DF, o Senac e a empresa CVC. Em 2020, quando Brasília completar 60 anos de existência, será ofertado aos alunos do ensino fundamental, médio e da graduação do País a oportunidade de realizarem uma excursão, com preço mais acessível, para cidade. O pacote turístico comercializado será de quinta-feira a domingo, no período de baixa estação. Estarão inclusos serviços de transporte (aéreo e terrestre), hospedagem, alimentação e receptivo. O projeto terá duração até 2022, quando é comemorado o bicentenário da Independência do Brasil.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica a importância desse acordo para fortalecer o turismo e a economia brasiliense. “Hoje, não existem empresas que ofereçam pacotes turísticos acessíveis voltados especificamente para os estudantes conhecerem a capital federal. Vamos criar roteiros focados nas graduações dos alunos ou nas suas áreas de interesse, levando em consideração o fato de Brasília ser uma cidade multicultural e referência em diversas áreas do conhecimento, como arquitetura, artes, política e outras disciplinas”, afirma Francisco Maia. “Além disso, queremos movimentar a cidade nos finais de semana e na quinta e sexta-feira, beneficiando o comércio e outras vertentes do turismo”, completa.

A Federação do Comércio já trabalha, há algum tempo, por meio da sua Câmara de Turismo e Hospitalidade, para promover Brasília turisticamente. A parceria com a CVC complementará essa ação. O Senac-DF, por sua vez, fortalecerá a sua oferta de cursos para capacitação profissional dos trabalhadores de comércio e serviços. “O nosso objetivo é que Brasília seja um dos principais pontos turísticos do país”, ressalta Francisco Maia. Ainda segundo ele, o turismo gera 1 em cada 10 postos de trabalho no Brasil, pois envolve diversos segmentos como o de hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens e eventos, entre outros.

A executiva da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e assessora do Senac-DF, Jackeyline Reis Mapurunga, explica que o projeto pretende mostrar a verdadeira Brasília aos estudantes, indo além da política e ressaltando a sua importância como capital federal, apresentando o motivo de sua criação para integrar e interiorizar o desenvolvimento do Brasil. A parceria possibilitará ainda o aprimoramento sociocultural dos jovens por meio do acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico que a cidade oferece. “Os alunos terão a oportunidade de conhecerem e se encantarem com a arquitetura única e a beleza deslumbrante do céu de Brasília. Também compreenderão as atividades dos três poderes da República brasileira, que constituem o Estado democrático de direito em que vivemos”, destaca Jackeyline.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?