Enem deste ano registra 9 mil inscritos a menos em relação a 2018
Ainda conforme levantamento feito pelo Inep, 62,7% dos interessados concluíram o ensino médio e 59% são do sexo feminino
atualizado
Compartilhar notícia
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) demonstram que menos pessoas irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em cursos superiores neste ano. No comparativo com 2018, a quantidade de inscritos caiu 9%, quase 9 mil a menos.
O levantamento ainda revela que a maioria dos candidatos inscritos em 2019 tem idades entre 21 e 30 anos. O valor corresponde a 28,2% do número total de cadastrados, que é de 95 mil estudantes. Os números mostram, ainda, que 60 mil interessados, cerca de 62,7%, já concluíram o ensino médio. O Enem é a principal porta de entrada para as universidades públicas do país.
Ainda de acordo com o instituto, 59% dos candidatos são mulheres: 59.596. As provas do Enem serão aplicadas em 03 e 10 de novembro de 2019, dois domingos consecutivos. No primeiro dia os inscritos responderão às questões de língua portuguesa, redação e ciências humanas. Os testes têm início às 13h30 (horário de Brasília) e duração de cinco horas e 30 minutos. Já no segundo dia, as avaliações serão de ciências da natureza e matemática, com início no mesmo horário e duração de cinco horas.
O resultado do Enem será divulgado posteriormente e os candidatos podem utilizar a nota para se inscreverem em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O desempenho também conta para o ingresso em universidades de Portugal.
Preparação
De olho na preparação dos candidatos, que começa cedo, o Inep divulgou recentemente os espelhos da redação para fins pedagógicos. O material para correção está disponível na Página do Participante do exame.
Com o espelho, os estudantes podem conferir o que erraram e o que acertaram na prova. A correção tem função apenas pedagógica, não é possível interpor recurso. O tema da edição do ano passado foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Na última edição, ao todo, 55 candidatos obtiveram a nota máxima: 1 mil; e 112.559, o equivalente a 2,73% dos candidatos, zeraram a prova de redação.