Enem 2016 tem 185.574 inscritos no DF. No Brasil, são 9,2 milhões
As provas serão aplicadas em 5 e 6/11. Candidatos terão até quarta-feira (25/5) para quitar boleto com a taxa de inscrição
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasilienses que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2016 devem ficar atentos. De acordo com o Ministério da Educação, foram registradas 185.574 inscrições, número 14,4% superior aos 162.199 candidatos que participaram da seleção no ano passado. Em todo o país, serão 9.276.328 participantes.
O prazo de inscrição se encerrou na sexta-feira (20/5). Os candidatos têm até quarta (25) para pagar o boleto com a taxa de R$ 68 e ter participação confirmada. Em função do pagamento, o número de inscritos pode variar.A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Este semestre, a Universidade de Brasília (UnB) publicou edital para preenchimento de 1.982 vagas por meio do Sisu. Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. No DF, 29.577 inscritos estão nesta condição.
Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram esta condição durante a inscrição estão isentos do pagamento da taxa. O valor, que até o ano passado só podia ser pago em agências do Banco do Brasil, agora pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, com atendimento específico ou especializado para quem indicou, no ato da inscrição, esta necessidade. É o caso, por exemplo, de pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.
O atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – aqueles que, por convicção religiosa, reservam o sábado para descanso e oração. Nesse caso, os estudantes podem fazer o exame após o pôr do sol.