Dicas para uma redação nota 10 na 3ª etapa do PAS
A terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília será no domingo (24/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Estudantes do 3º ano do ensino médio vão fazer, no domingo (27/11), as provas da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). O processo é responsável pela seleção de 4.222 calouros em 99 cursos.
Em cada uma das três fases do PAS, os alunos precisam encarar, além dos itens de língua estrangeira (espanhol, francês e inglês) e de diversas áreas do conhecimento, como biologia, física e língua portuguesa), a temida redação. O teste avalia aspectos macro (desenvolvimento do tema e a apresentação textual) e microestruturais (erros de grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular). O texto deve ter, no máximo, 30 linhas, estar legível, coerente e coeso. A prova vale 10 pontos.
Os candidatos só têm cinco horas para resolver todas as questões. Por isso, fique de olho nas dicas da professora de redação do Colégio Galois Amanda Lima de Araújo e não dê bobeira!
Evite os garranchos
A apresentação do texto é fundamental. Então, nada de se inspirar na grafia dos médicos nessa hora. Uma boa caligrafia pode evitar que o corretor interprete o texto de forma errada. “Respeitar as margens da folha também é importante”, lembrou Amanda.
Leia, leia, leia…
O PAS é interdisciplinar, isso significa que as questões não estão divididas por matérias específicas. A leitura dos textos de apoio nas questões (qualquer uma) pode dar “aquela” ajuda para fazer a redação.
Leitura crítica
Amanda explica que as leituras obrigatórias para a prova da 3ª etapa do PAS apresentam uma visão politizada da sociedade – como Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. A experiência recomenda: prepare bem os argumentos!
Rascunho sempre
“Por causa do tempo de prova, os alunos, muitas vezes, preferem fazer a redação de uma vez, sem um rascunho prévio do texto. Meu conselho é que coloquem as primeiras ideias no papel primeiro”, comentou.
Não troque alhos por bugalhos
Querer escrever bonito sem conhecer direito os significados das palavras pode ser uma grande cilada. Fale simples, seja direto e escolha temas e expressões que você domine de verdade.
Tempo destinado para a redação
A professora Amanda aconselha que os estudantes tentem reservar uma hora para fazer o rascunho da redação e transferi-lo para o gabarito.
E o tema?
Amanda diz que é difícil prever o tema da redação, mas, segundo ela, os avaliadores propõem assuntos para forçar o candidato da 3ª etapa a pensar sobre como se relacionam com o mundo.
Confira outras dicas para uma boa redação no manual do Cespe: www.cespe.unb.br/pas/Prova%20de%20Reda%C3%A7%C3%A3o%20do%20PAS%20-%20V11.pdf