DF: cerca de 50% das escolas privadas voltam às aulas presenciais nesta 2ª
Segundo sindicato que representa as instituições particulares, em 2021, há uma maior procura das famílias pelo modelo presencial
atualizado
Compartilhar notícia
Metade das escolas particulares do Distrito Federal retomam as aulas nesta segunda-feira (1º/2), segundo a estimativa do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinepe/DF).
Desde o dia 25 de janeiro, algumas escolas já haviam começado a retomada do calendário do ano letivo de 2021. Diferentemente do ensino público, as particulares não têm um calendário único. Cada escola tem liberdade de decidir a melhor forma de organizar o calendário.
A presidente do Sinepe, Ana Elisa Dumont abordou a importância do retorno das aulas nas escolas particulares da capital da República.
“A escola particular retornou presencialmente no dia 21 de setembro de 2020 e mostrou que o serviço que vem sendo desenvolvido é oferecido de forma segura e responsável, tanto que em 2021 há uma maior procura das famílias pelo modelo presencial. Nesta segunda-feira aguardamos a volta de 50% das escolas particulares do DF”.
Segundo a sindicalista, as instituições estão seguindo todos os protocolos sanitários e, de modo geral, os pais insistem pela manutenção das aulas presenciais.
Dumont explicou ainda o escalonamento de retorno das aulas, no modelo híbrido, nas escolas particulares do DF. A presidente reforça que as medidas de segurança estão sendo adotadas com rigor e, por fim, pondera que as instituições de ensino estão com seus calendários letivos prontos para serem inseridos no portal da Secretaria de Educação tão logo o espaço seja disponibilizado para a finalidade.
Outra expectativa do sindicato é que os professores sejam vacinados para que as aulas da rede pública voltem.
Aulas presenciais
Após sete meses de trabalho remoto, adotado em razão da pandemia de coronavírus, as escolas particulares conseguiram em audiências de conciliação mediadas pela Justiça o direito de retornar com as aulas presenciais ainda em 2020.
Enquanto isso, no ensino público, a expectativa da Secretaria de Educação é de que a modalidade seja retomada no ano letivo de 2021, que começa em 8 de março.
Veja fotos da volta às aulas presenciais do ano passado: