metropoles.com

Debates para escolha de reitor da UnB começam nesta sexta-feira (12/8)

Processo de escolha conta com consulta de estudantes, professores e servidores marcada para o último dia de agosto. Confira o perfil dos candidatos das três chapas concorrentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
310815MM_unb026
1 de 1 310815MM_unb026 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O processo de escolha do próximo reitor da Universidade de Brasília (UnB) começa a esquentar nesta semana. O primeiro debate entre as três chapas concorrentes está marcado para às 10h de sexta-feira (12/8), na Casa do Professor, próximo à Faculdade de Educação no campus Darcy Ribeiro.

Outros quatro debates devem acontecer antes da consulta acadêmica, marcada para os dias 30 e 31, e que contará com a participação de estudantes, servidores e professores da instituição. A eleição serve para indicar quem é o candidato preferido da comunidade universitária, mas a decisão sobre quem vai ocupar o cargo cabe ao presidente da República. Por tradição, o nome mais votado acaba sendo o escolhido. O mandato de reitor da UnB dura quatro anos.

Além do atual reitor, Ivan Camargo, as professoras Denise Bomtempo, do Instituto de Ciências Humanas; e Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências; concorrem ao pleito. Confira o perfil das chapas que participam da disputa:

UnB Agência/ Reprodução

Chapa 93 | Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez – UnB: Diálogo e Ação

Denise Bomtempo
Docente na UnB desde 1994. Professora titular desde 2005. Pesquisadora 1B do CNPq. Graduada em Serviço Social pela UnB (1980). Experiência em Gestão Técnica e Administrativa no GDF, em Planejamento, Execução e Avaliação de Programas Sociais (1980-1993). Doutora em Ciências Sociais pela Université de Paris I, Panthéon Sorbonne, (1988-1992). Coordenadora de Área na Capes. Membro do Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes (Ciências Sociais Aplicadas). Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social no CNPq. Foi chefe de departamento, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Política Social, diretora do Instituto de Ciências Humanas, decana de Pesquisa e Pós-graduação (nov. 2008 a jun. de 2012). Decana de Assuntos Comunitários (nov. de 2012 a fev. de 2016).

José Manoel Sánchez
Docente da FAU-UnB desde 1986, na área de Estruturas e Arquitetura. Graduado em Engenharia Civil pela UnB (1979), mestre em Estruturas – COPPE/UFRJ (1986) e doutor em Estruturas e Construção Civil pela UnB (2003). Experiência em Administração Pública no Governo do Distrito Federal (GDF). Coordenador adjunto das obras do Metrô/DF (1996), diretor de administração do Metrô/DF (1997), chefe do Departamento de Manutenção e Operações da Novacap (1998), membro do Conselho de Administração da Caesb (1998). Diretor de Programas e Projetos Educacionais do MEC/FNDE – 2004. Na FAU-UnB, coordenador de Graduação (1988), chefe do Departamento, vice-diretor, coordenador de Pós-graduação, diretor reeleito (2015).

 

UnB Agência/ Reprodução

 

Chapa 94 | Márcia Abrahão e Enrique Huelva – UnB: Diálogo para Avançar

Márcia Abrahão
Geóloga, professora e pesquisadora CNPq, Márcia Abrahão exerce desde fevereiro de 2014 o cargo de diretora do Instituto de Geociências, onde também já atuou como vice-diretora, coordenadora de Extensão e coordenadora do curso de graduação em Geologia. Entre 2008 e 2011, destacou-se como gestora pública na função de decana de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB) ao coordenar o Programa de Reestruturação Universitária (Reuni) e liberar junto à União recursos para garantir avanços que até hoje repercutem positivamente no dia a dia dos quatro campi. Sua vida acadêmica está ligada à UnB desde a graduação, ao ingressar no curso de Geologia, concluído em 1986. Em seguida, vieram outras duas conquistas: os títulos de mestrado em 1993 e de doutorado em 1998 — com período sanduíche na Université d’Orleans e BRGM, na França. Em 2004, desenvolveu estágio de pós-doutoramento na Queen´s University do Canadá.

Enrique Huelva
Linguista, professor e pesquisador, Enrique Huelva é diretor do Instituto de Letras desde fevereiro de 2014, após ter atuado como coordenador dos cursos noturnos de Graduação, chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, vice-diretor do Instituto de Letras e coordenador do Núcleo de Recursos e Estudos Hispânicos. É, também, diretor geral do Instituto Confúcio na UnB. Desde 2002, ministra aulas no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Possui mestrado em Filologia Germânica, Filologia Hispânica e História e doutorado em Linguística pela Universidade de Bielefeld (Alemanha), onde atuou como professor de Filologia Hispânica entre 1997 e 2002. Sua produção acadêmica está relacionada ao estudo do vínculo entre gramática e cognição, dos processos de gramaticalização (especialmente nas línguas românicas) e dos processos de ensino e aprendizagem de línguas.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Chapa 95 | Ivan Camargo e Sônia Báo – Somos todos UnB

Ivan Camargo
Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, da França. Desde 1989, é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB. Com temas relacionados à energia, já orientou mais de 50 trabalhos acadêmicos. Autor publicado e com mais de 70 artigos científicos na mídia especializada. Possui variadas publicações em jornais e revistas de congressos nacionais e internacionais. Exerceu diversas atividades na esfera acadêmica e científica: chefe de Departamento, vice-diretor da Faculdade de Tecnologia, coordenador de Extensão da FT, representante da FT no Cepe e representante do Cepe no Consuni; além disso, atuou como presidente do Conselho Superior da Finatec. Também foi decano de Ensino de Graduação na UnB na gestão do professor Lauro Morhy. Desde 2012, é reitor da Universidade de Brasília – primeiro ex-aluno a ser eleito reitor da UnB.

Sônia Báo
Doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ. Em 1987, ingressou na UnB, onde se tornou professora titular e pesquisadora 1B do CNPq. Possui mais de 250 artigos científicos completos e capítulos de livros publicados; e dois depósitos de patentes. Orientou 23 mestres, 16 doutores e 76 estudantes de Iniciação Científica. Tanto na esfera acadêmica quanto na científica, ocupou os seguintes postos: chefe do Departamento de Genética e Morfologia, tutora do PET/Biologia, coordenadora do PIBIC, coordenadora de Apoio à Pesquisa do DPP, vice-diretora e diretora do Instituto de Ciências Biológicas – em dois mandatos. Desde 2012, é vice-reitora da Universidade de Brasília.

Veja também as datas e locais previstos para os próximos debates entre as chapas concorrentes:

debates reitoria

 

Com informações da agência UnB Notícias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?