metropoles.com

Da euforia à apreensão: atraso na documentação de alunos da rede pública aprovados na UnB preocupa pais e estudantes

Documentos exigidos pela universidade podem não ser entregues a tempo da matrícula. Universidade analisa a situação e promete dar uma resposta aos candidatos nos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Arruda/Especial Metrópoles
Escola Setor Oeste
1 de 1 Escola Setor Oeste - Foto: Leonardo Arruda/Especial Metrópoles

Os alunos das escolas públicas do Distrito Federal enfrentaram um ano letivo conturbado. Mesmo com o atraso no início do período de aulas e a greve de professores no segundo semestre, muitos estudantes driblaram as dificuldades e garantiram uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). A euforia causada pela aprovação, no entanto, foi substituída pela angústia. Por causa da paralisação dos docentes, centros de Ensino Médio e centros educacionais, responsáveis pela formação na última etapa da educação básica, podem não conseguir liberar toda a documentação necessária exigida pela instituição federal até os dias 28 e 29 deste mês, prazo estipulado para o registro.

Os professores ficaram 29 dias em greve no ano passado, entre os meses de outubro e novembro. Com isso, a reposição de aulas prossegue até o próximo dia 16. Assim, oficialmente, o ano letivo só terminará nesta data e, só então, a documentação poderá ser emitida.

Leonardo Arruda/Especial MetrópolesO servidor público Artur Antônio, 36 anos, está apreensivo. A filha dele, a estudante Bianka Araújo, 18, foi aprovada na primeira chamada do Programa de Avaliação Seriada (PAS) para o curso de Ciências Sociais. Ela estuda no Centro de Ensino Médio Setor Oeste e, segundo o pai, a escola não conseguirá preparar toda a papelada até o dia da inscrição na UnB. “Há um risco nesse processo. A secretaria da escola nos informou que poderá emitir apenas a declaração de conclusão do ensino médio, e somente a partir do dia 18. Mas o histórico escolar não ficará pronto”, desabafa.

Apesar da preocupação dos pais, a diretora do colégio de Bianka, Ana Maria Gusmão, informou que, com a declaração de conclusão do ensino médio, os alunos vão conseguir fazer a matrícula na universidade, bem como em outras instituições de ensino superior. Ela explicou que o sistema eletrônico escolar da Secretaria de Educação, responsável por gerar os documentos, não está emitindo os papéis porque o ano letivo ainda não acabou. “A gente entende a ansiedade dos pais, mas os alunos não vão perder a vaga. Nenhum estudante nosso deixou de entrar na UnB por causa da documentação”, esclareceu.

Mas a UnB não confirma essa informação. Em resposta ao Metrópoles, a assessoria de comunicação da instituição explicou que ainda analisa o caso. Até a última atualização desta reportagem, o órgão não confirmou se há a possibilidade de os alunos efetuarem o registro na academia somente com a declaração de conclusão do ensino médio.

Em dois colégios públicos de Sobradinho, o Centro de Ensino Médio 01 e o Centro Educacional 02, os secretários vão agilizar os documentos dos estudantes aprovados na universidade. Mas a entrega do histórico escolar não está garantida.

O CEM 01 possui uma lista de espera. Os alunos que precisam da papelada devem assiná-la e aguardar um posicionamento da escola, que entregará a documentação pela ordem dos requerimentos. A emissão de certificados de graduação dos alunos leva, em média, cerca de 120 dias. Após acionarem o Ministério da Educação (MEC) para a publicação em Diário Oficial da União, as escolas têm acesso às informações para confecção e fornecimento dos documentos.

Fim do ano letivo
Ao ser questionada, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer comunicou que todos os estudantes aprovados em vestibulares de instituições públicas ou privadas receberão a documentação dentro do prazo estabelecido para efetuar as matrículas. Apesar disso, a pasta ressaltou que as secretarias escolares não podem emitir os documentos antes de finalizar o ano letivo, com data programada para 16 de janeiro, último dia de reposição de aulas para professores e alunos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?