metropoles.com

Criança de 8 anos passa mal de fome em escola no Cruzeiro

Morador do Paranoá, aluno sai de casa às 11h e tem acesso ao lanche da escola somente às 15h30. GDF diz que ele recebeu alimento no colégio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Google Street View
ec8
1 de 1 ec8 - Foto: Reprodução/Google Street View

Uma criança de 8 anos passou mal de fome na Escola Classe 8 do Cruzeiro. Morador do Paranoá, o menino estava há dois dias sem comer direito e precisou ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O episódio foi registrado na segunda-feira (13/11).

O estudante chegou à escola apático e a professora teve que interromper a aula para que ele recebesse os devidos cuidados. O menino faz parte de um grupo de 250 crianças que precisa se deslocar do Paranoá, Paranoá Parque e Itapoã para estudar no Cruzeiro. A distância, de 30km, os obriga a sair de casa às 11h, todos os dias. O lanche do colégio só é servido por volta das 15h30.

Para o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro), Samuel Fernandes, a construção de escolas na região é uma medida necessária, uma vez que os alunos precisam percorrer grandes distâncias para estudar. “Se não possível fazer isso em curto prazo, pelo menos a alimentação dessas crianças deve ser reforçada. Muitos desses alunos estão em condições de vulnerabilidade e dependem do lanche do colégio”, ressaltou.

Outro lado
A subchefia de relações com a imprensa do Palácio do Buriti informou que o estudante não desmaiou. “Segundo relato do técnico em enfermagem, a criança estava ‘molinha’ quando a equipe chegou. Ao examiná-la, o profissional não verificou nenhum problema. No entanto, o menino relatou, durante o atendimento, que não vinha comendo bem desde domingo. A escola ofertou, então, um alimento e, após comer, ele sentiu-se melhor”.

Ainda de acordo com o Governo de Brasília, o aluno saiu de casa depois das 12h e a família está incluída em dois programas sociais: o Bolsa Família e o DF Sem Miséria, que totalizam R$ 920 mensais, conforme a apuração do Conselho Tutelar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?