Coronavírus: UnB decide suspender o semestre acadêmico
Decisão foi tomada durante reunião realizada nesta segunda-feira (23/03). Detalhes sobre a volta às aulas não foram definidos
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) decidiu, em reunião nesta segunda-feira (23/03), suspender completamente e por tempo indeterminado o calendário acadêmico por causa do risco de contaminação pelo novo coronavírus. Até o momento, as aulas presenciais estavam canceladas, mas o semestre letivo tinha continuidade por meio de atividades virtuais.
De acordo com a resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição, as aulas e as atividades realizadas de 9 de março até agora não perdem a validade. Como ainda não é possível prever o tempo que durará a situação de emergência de saúde relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal, ajustes no calendário não foram propostos.
Algumas atividades na UnB, no entanto, estão autorizadas a ter continuidade. Estágios supervisionados e atividades assistenciais na área de saúde, preferencialmente aquelas relacionadas ao combate à Covid-19, podem seguir normalmente.
Já as bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de qualificação e defesa de dissertação ou tese também podem acontecer, desde que exclusivamente de modo não presencial.
Além disso, o Cepe autorizou a manutenção de atividades de extensão voltadas para o atendimento à comunidade, de preferência, a distância e em temas relacionados à saúde da população. Unidades acadêmicas serão encorajadas a propor atividades para o combate à propagação do coronavírus.
Reunião
Uma reunião prévia, em ambiente virtual, foi realizada pelos docentes na última sexta-feira (20/03) para tratar do assunto e saber como está o andamento do semestre letivo desde o início da quarentena. No mesmo dia, um aluno da UnB testou positivo para a doença.
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) havia solicitado, na última quinta-feira (19/03), ao Cepe que as atividades de ensino fossem suspensas completamente e por tempo indeterminado. A entidade sugeriu também que um novo calendário acadêmico seja pensado apenas quando a situação de circulação de pessoas estiver regularizada.
O Palácio do Buriti atualizou o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Distrito Federal. Nesta segunda-feira (23/03), foram registrados 135 pacientes contaminados com a Covid-19, um a mais do que no balanço registrado na manhã e na noite de domingo (22/03). O número de casos suspeitos, pessoas que fizeram exames e aguardam o resultado em quarentena, passa de 3,6 mil.
De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), oito pessoas estão hospitalizadas para tratar dos sintomas da doença responsável pela nova pandemia mundial. Os outros pacientes são mantidos em quarentena domiciliar, sem apresentar gravidade no quadro clínico.