Colégio Rosário também vai fechar as portas
Depois do São Camilo, mais uma tradicional instituição de ensino particular anuncia que vai encerrar as atividades, em dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
Mais uma escola tradicional do Distrito Federal vai suspender as atividades. Desta vez, será o Centro Educacional Nossa Senhora do Rosário, que funciona na 908 Sul. Um dos primeiros colégios particulares inaugurados em Brasília, em 19 de janeiro de 1959, a instituição passa por uma readequação financeira que acarretará o término dos trabalhos. Atualmente, há apenas cerca de 80 alunos da educação infantil. As aulas seguirão até dezembro, e os pais já buscam novas instituições para matricular os filhos em 2017.
O comunicado do fechamento do colégio foi feito em uma reunião com os pais. O clima entre a comunidade escolar é de tristeza. Mãe de duas crianças matriculadas no Rosário, Fernanda Ribeiro Monteiro, 34 anos, diz que o diferencial da escola sempre foi o bom relacionamento entre funcionários e famílias.Todos são unidos. O ambiente é extremamente familiar. Fiquei muito chateada com a notícia e, em especial, com a frieza de uma das irmãs (dominicanas, responsáveis pela gestão do colégio) durante a reunião. Ela comentou que tudo na vida tem um fim. Não teve nenhuma sensibilidade com o momento, com os pais e funcionários, que não sabem para onde vão
Fernanda Monteiro, mãe de alunos
Na página da escola no Facebook, também há lamentos.
Um pai que pediu para não ter o nome publicado informou que recebeu um bilhete no caderno do filho avisando sobre a reunião. Na ocasião, as irmãs dominicanas explicaram que, devido a dificuldades financeiras, o espaço seria fechado para os alunos. “É um local muito bom e de confiança. Muitas pessoas que fazem parte da história da cidade passaram por lá. Infelizmente, a crise chegou para todos”, disse.
Em abril deste ano, a advogada Juliana Miranda da Costa Bravo, 41, matriculou os dois filhos no Rosário. “Os pais quiseram abrir mão de descontos e sugerir alternativas, mas a decisão já estava tomada”, comentou.
Tradição e política
Como foi uma das primeiras instituições de ensino privado do DF, o Rosário logo se tornou tradicional na cidade, e muitos filhos e netos de políticos acabaram passando por lá. Na década de 1980, por exemplo, Rafaela Sarney, neta do então presidente da República, José Sarney, estava matriculada na escola.
Nos últimos anos, entretanto, os problemas financeiros começaram a pesar. Em 2008, por exemplo, o Rosário passou parte do terreno para o Grupo Galois, que fundou, na 908 Sul, o Le Petit Galois, exclusivo para crianças que cursam do 1º ao 5º ano.
O Metrópoles tentou, por diversos dias, contato com a direção do colégio, tanto por telefone quanto pessoalmente, mas ninguém quis se posicionar sobre o encerramento das atividades.
Crise
O Centro de Ensino Nossa Senhora do Rosário não é a única instituição histórica de Brasília que está prestes a encerrar as atividades. O Centro Educacional São Camilo, que funciona na 914 Norte, também vai fechar as portas.
De acordo com a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), somente no ano passado, 11 colégios particulares encerraram as atividades na capital do país.