metropoles.com

Chuvas dificultam acesso de estudantes a locais de prova do PAS

O exame é um dos três métodos de entrada para a Universidade de Brasília, além do Enem e do vestibular tradicional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp-Image-2019-12-01-at-12.30.45
1 de 1 WhatsApp-Image-2019-12-01-at-12.30.45 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os alunos que vão fazer a última etapa do  Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB) precisam estar atentos ao trânsito neste domingo (1º/12/2019). Com o grande fluxo de candidatos e as chuvas, as vias próximas aos prédios que abrigam as provas estão engarrafadas. Há momentos em que os carros chegam a parar por alguns minutos.

Ao todo, 61.960 pessoas se inscreveram para realizar as provas. A maioria deles — 25.686 estudantes cadastrados — estão na primeira etapa, ou seja, no primeiro ano do ensino fundamental. O PAS é um dos três métodos de entrada para a Universidade de Brasília — além do Enem e do vestibular tradicional.

Já no local de prova, sem ter que enfrentar o engarrafamento por causa das chuvas, a única preocupação de Giovana Marques, 18, com o teste é o baixo número de vagas. “Estou um pouco aflita. Para o meu curso, Enfermagem, só tem duas vagas.”

De uma maneira geral, ela se diz tranquila. “Eu fiz cursinho, comprei apostilas da UnB e fiz várias provas do PAS 3”, conta sobre a preparação que teve ao longo do ano para fazer a prova. Ao todo, o programa de avaliação oferece 4.232 vagas abertas pela universidade, sendo 2.112 para o primeiro semestre e 2.120 para o segundo semestre.

5 imagens
1 de 5

2 de 5

3 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

5 de 5

“Água da aprovação”
Estudantes de enfermagem e medicina da UnB aproveitaram a ocasião para vender água a R$ 2 em frente a um dos locais de prova. Chamada por eles de “água da aprovação”, as unidades ajudam a custear uma viagem realizada para conhecer de perto o SUS.

O objetivo é que os calouros conheçam de perto o serviço oferecido pelo governo na cidade de Ceres, no estado de Goiás. “É um local em que o SUS é referência”, conta Victoria Lourenço, 22, estudante de enfermagem.

Os alunos aproveitam ainda para dar apoio aos candidatos: “vai dar tudo certo” e “vocês vão ser aprovados”, dizem aos que estão entrado no prédio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?