Candidatos a vagas na UnB podem alterar curso nesta sexta-feira
Prazo vai das 8h desta sexta (8/7) às 20h de sábado (9). Sistema também permite consulta ao espelho de desempenho individual no vestibular
atualizado
Compartilhar notícia
A partir das 8h desta sexta-feira (8/7), os candidatos a uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) pelo vestibular tradicional poderão acessar o novo Sistema Informatizado de Seleção dos Cursos de Graduação da UnB (SISUnB) e consultar o espelho de desempenho individual. A novidade estará disponível na página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e também permitirá a troca da pré-opção de curso, campus ou turno feita durante a inscrição para o processo seletivo. O prazo se encerra às 20h de sábado (9).
A ferramenta, inspirada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, será válida para o vestibular do início do ano e para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Além do desempenho individual, os candidatos também poderão consultar o cálculo da nota de corte para a classificação por cursos e o peso das provas de cada um dos grupos aos quais pertencem as opções.A partir dos dados, os candidatos poderão repensar a escolha e, se desejarem, fazer a alteração da graduação pretendida. Será permitida a troca de turnos ou para cursos de qualquer um dos quatro campi da UnB (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia).
“Às vezes, o estudante quer fazer um curso, mas acha que não tem condições de passar e escolhe outro. No entanto, ele só se dá conta que teve um bom desempenho depois que obtém o resultado. Com o SISUnB, ele terá acesso ao desempenho e poderá fazer uma opção consciente, com mais informação. Isso faz parte do princípio da transparência”, defende o decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo.
SISUnB
O candidato poderá fazer a alteração quantas vezes quiser durante o período em que o sistema permitir o acesso. No entanto, caso opte por cursos que exigem a Certificação de Habilidades Específicas, é necessário que ela esteja válida para a graduação pretendida. O SISUnB não aceitará mudança no sistema de concorrência declarado no ato da inscrição.
O decano de graduação explica que, ao término do prazo de acesso ao sistema, será considerada a última atualização confirmada pelo candidato. “Se o estudante não se manifestar, nosso entendimento é de que ele está satisfeito com a pré-opção feita na inscrição. Somente quando fecharmos o sistema é que vamos, de fato, gerar a classificação final”, esclarece. A previsão de divulgação do resultado é dia 11 de julho, também no site do Cebraspe. (Com informações da UnB).