Brasilienses sobem no pódio em competição de educação profissional
Disputa, que selecionará estudantes para a maior olimpíada de profissões do mundo, programada para 2017, em Abu Dhabi, foi realizada em São Luís, no Maranhão
atualizado
Compartilhar notícia
Dois brasilienses subiram no pódio da maior competição de educação profissional do mundo, nas Seletivas WorldSkills 2017, nesta semana. Randerson Cordeiro Batista e Washington Luís de Sousa Mendonça Júnior receberam as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF), a dupla representou a capital durante o evento que selecionará estudantes para a maior olimpíada de profissões do mundo, programada para 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.Competindo com oito participantes, Cordeiro foi eleito o segundo melhor do Brasil em Instalações Hidráulicas e a Gás, que foi disputada em Natal, Rio Grande do Norte. Durante 20 horas de prova, os concorrentes desenvolveram um projeto de instalações hidráulicas de uma residência, incluindo aquecimento. “Infelizmente, não estou levando o ouro, mas fiz uma boa prova e conseguimos conquistar a prata. E esta medalha vai para o meu estado e toda a nossa delegação”, apontou Cordeiro.
O terceiro lugar da modalidade ficou divido entre os competidores Bruno Pereira (SP) e Rafael Rufatto (RS). E o tão desejado ouro foi para o estado de Minas Gerais, que teve como representante o jovem Luciano Pedro Barbosa.
Já na ocupação de Eletricidade Industrial – outra categoria da competição, Júnior recebeu a terceira colocação. Em primeiro lugar, ficou o mineiro Lucas Fernando de Oliveira Santos; e, em segundo, Gabriel Arnoldo Heisler Mendes, do Rio Grande do Sul.
Durante três dias, os 19 competidores fizeram a instalação de parede e painel, que simula toda montagem da estrutura de eletricidade em uma indústria. Os participantes também tiveram que identificar os defeitos e curtos-circuitos incluídos pela organização da prova.
Próximas disputas
Na próxima semana, o DF será representado em cinco ocupações: Gilberto Ferreira Santos vai competir em Aplicação Revestimento Cerâmico, em João Pessoa (PB); Gustavo Pontes vai disputar Eletrônica Industrial na cidade de Fortaleza (CE); Wanderson Coimbra estará em Manaus (AM) competindo na ocupação Sistemas Dry Wall e Estucagem; Dayane Oliveira do Santos vai participar da seletiva de Tecnologia da Moda, em Blumenau (SC); e Luigi Jordânio de Oliveira vai competir em Web Design, na cidade de Macapá (AP). (Com informações do Senai-DF)