Brasília terá primeira pós-graduação de empreendedorismo social
Curso Lato Sensu da UDF tem 18 meses de duração e visa preparar profissionais e gestores para inovar e impactar com negócios sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Construir um negócio que visa não apenas o lucro, mas também resolver problemas sociais e ambientais, além de promover a cidadania na região em que vive. Se antes, o empreendedor tinha que escolher entre mudar o mundo ou ganhar dinheiro, agora ele pode optar pelos dois. Essa é a proposta por trás do chamado empreendedorismo social, movimento que tem a intenção de reunir empresas e startups que desejam contribuir, de alguma forma, com o mundo, causando impacto positivo na sociedade.
Segundo levantamento da Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), uma rede de empreendedores de países em desenvolvimento, esse mercado movimenta US$ 60 bilhões em todo o mundo. De olho nessa nova realidade, Brasília acaba de receber o primeiro curso de pós-graduação Lato Sensu focado em capacitar profissionais para atuarem neste novo e promissor setor.
O Centro Universitário UDF lança, em 13 de março, o curso Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social. As aulas, oferecidas ao longo de 18 meses e divididas em cinco módulos, serão ministradas com metodologia ativas, contextualizadas com a realidade regional/nacional e inseridas no ecossistema de impacto do DF e Entorno.
De acordo com a instituição, a pós tem como público-alvo empreendedores, profissionais do serviço público e de organizações como universidades, fundações, institutos, entre outras, líderes de organizações sociais, culturais e religiosas, além de intraempreendedores da iniciativa privada.
A matriz curricular contempla cinco diferentes eixos:
1) Contextual
- Impacto social e ambiental: perspectivas e tendências
- Setores da economia e possibilidades de impacto
- Empreendedorismo e inovação com foco social
2) Comportamental
- Inteligência intrapessoal
- Inteligência interpessoal
- Inteligência sistêmica
3) Técnico (problema, solução, gestão e evolução)
- Problemas sociais e ambientais I: investigação, identificação, análise e compreensão
- Problemas sociais e ambientais II: contextos local e regional
- Gestão financeira orçamentária
- Investimentos de impacto, captação de recursos e financiamento
- Marketing e vendas
- Gestão: tração, escala, maturidade e pivotar
- Criatividade: ferramentas e técnicas
- Inovação social e tecnologias sociais
- Teoria de mudança e modelo de negócio
- Piloto e produto mínimo viável
- Avaliação e impacto
4) Contemporâneo
- Futurismo
- Ecossistema empreendedor: atores, relações e posicionamento
- Advocacy
5) Lançamento da iniciativa de impacto
- Storytelling e pitch
- Mentorias
- Banca final
Os encontro presenciais ocorrerão às sextas-feiras (19h às 22h30) e sábados (8h30 às 17h), num total de 390 horas. As matrículas já estão abertas e o investimento é de 18x de R$ 890. Mais informações no site do curso.