Bolo, aplausos e doação de sangue em manifestação no Hemocentro
O protesto foi realizado neste sábado (7) por aprovados no concurso para orientador educacional de 2014 que aguardam a nomeação e esperam chamar atenção do governo com o ato
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 200 aprovados no último concurso para orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal, que esperam a nomeação, fizeram uma manifestação diferente neste sábado (7/5). Em vez de fechar ruas ou de gritar palavras de ordem, os candidatos selecionados em 2014 doaram sangue no Hemocentro (Setor Hospitalar Norte). Ainda levaram um bolo, que foi servido com ironia para comemorar um ano da homologação do concurso.
São 1.058 aprovados no concurso de 2014. A última convocação foi em 2008. De acordo com o diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) Samuel Fernandes, a Secretaria de Educação conta com 661 orientadores educacionais no quadro, que atendem 500 mil alunos em mais de 600 escolas. “O certo seria ter, pelo menos, um profissional para cada grupo de 300 alunos. Pelos nossos cálculos, a distribuição hoje é de um orientador para 700 estudantes”, compara ele.
O papel do orientador educacional é, entre outros, mediar conflitos com os alunos, como lidar com o bullying entre os adolescentes.