metropoles.com

Aprovados para as 2.794 vagas do DF no Sisu podem fazer a inscrição a partir de sexta-feira (22/01)

UnB tem 1.609 oportunidades no Campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto; 148 em Ceilândia, 140 no Gama e 85 em Planaltina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
Candidatos prestam prova da Fuvest. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
1 de 1 Candidatos prestam prova da Fuvest. Foto: Marcos Santos/USP Imagens - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (18) o resultado do primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. Os aprovados para as 2.794 vagas distribuídas nas instituições de ensino técnico e superior do Distrito Federal podem se inscrever na sexta-feira (22), na segunda (25) e na terça-feira (26).

A Universidade de Brasília (UnB) tem 1.609 oportunidades no Campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto; 148 em Ceilândia, 140 no Gama e 85 em Planaltina. O total de 1.982 corresponde ao primeiro semestre de 2016. As vagas são distribuídas em 88 cursos de graduação presencial nos turnos diurno e noturno.

Os selecionados deverão comparecer para fins de registro aos Postos Avançados da Secretaria de Administração Acadêmica da UnB. A documentação necessária é: identidade, certificado de alistamento militar para o sexo masculino, CPF, título de eleitor com comprovante de votação ou de justificativa de não votação na última eleição em ambos os turnos, histórico escolar de ensino médio e certificado de conclusão de ensino médio.

Fepecs
Para graduação em medicina e em enfermagem na Escola Superior de Ciências da Saúde, no Edifício Fepecs, existem 80 vagas em cada modalidade. Neste ano, o ingresso na instituição será, exclusivamente, por esta etapa do Sisu, uma vez que a matriz curricular é seriada e anual.

A matrícula também será nos dias 22, 25 e 26, no SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 1, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

A documentação necessária é: identidade, certificado de alistamento militar para o sexo masculino, três fotos recentes 3×4, CPF, título de eleitor com comprovante de votação ou de justificativa de não votação na última eleição em ambos os turnos, histórico escolar de ensino médio e certificado de conclusão de ensino médio. O estudante precisa preencher declaração de que não está matriculado em outra instituição pública.

Cursos técnicos
O Instituto Federal de Brasília abriu 652 oportunidades em 15 turmas presenciais distribuídas em oito unidades no DF. As graduações em tecnologia em gestão pública e em ciências da computação (Campus Taguatinga) são algumas das mais procuradas.

Os procedimentos e os horários para matrícula estão no edital de abertura da seleção.

Cotas
De acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711 de 2012), até o fim de 2016 as universidades federais terão que destinar 50% das vagas aos alunos de escolas públicas. Dessas, metade vai para estudantes de baixa renda e a outra metade, para os autodeclarados negros ou indígenas.

Segundo o Portal Brasil, do governo federal, das universidades e dos institutos federais do País, somente a Universidade Federal de Ouro Preto não atingiu os 50%. É bom lembrar que a data limite para cumprir a legislação é 29 de agosto — data da sanção da Lei de Cotas.

Balanço nacional
Na primeira edição deste ano no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada ofertou 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas de educação superior. Houve aumento de 10,9% no número de vagas em relação à primeira edição de 2015.

O Ministério da Educação ainda não tem o balanço estadual da quantidade de inscrições, porém, foram 2.712.937 candidatos em todo o País, sendo que cada inscrito pode optar por dois cursos. No segundo semestre haverá nova edição, mas a pasta ainda não divulgou as datas.

De acordo com as regras do certame, o Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos a instituições públicas de educação superior em todo o País. Alunos não classificados poderão participar da lista de espera, que está aberta e vai até o dia 29.

ProUni
A partir de terça-feira (19), começam as inscrições para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo se estende até as 23h59 do dia 22 (sexta-feira).

É necessário: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não se aceita zero na redação. É preciso informar o número da inscrição e da senha usadas no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato pode fazer até duas opções de curso e de instituição.

O programa é destinado a estudantes brasileiros de baixa renda e oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?