Após perder etapa do PAS, jovem se recupera e passa em direito na UnB
Cauã contou com a ajuda do programa Jovem de Expressão, em Ceilândia, que oferece aulas gratuitas, para garantir vaga no ensino superior
atualizado
Compartilhar notícia
Cauã Vitor Ribeiro (foto de destaque), 17 anos, sempre sonhou em ser jogador de futebol. Apesar de amar o esporte, manteve a rotina de estudos na rede pública. O jovem morador de Planaltina de Goiás (GO), Entorno do DF, se inscreveu no Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB), em 2019. Mas acabou perdendo a prova da primeira etapa. Em vez de desistir, contou com a ajuda de um cursinho gratuito para garantir vaga no ensino superior, no curso de direito.
“Eu ainda estava muito focado no sonho de ser jogador e viajei para uma seletiva de futebol. Perdi a primeira prova e fiquei muito desanimado”, relatou Cauã. De acordo com o edital do PAS/UnB, o candidato pode se inscrever na segunda etapa mesmo que não tenha participado da primeira ou tenha participado e tenha sido eliminado.
Na situação de Cauã, foi contabilizada nota zero nos escores brutos das partes 1 e 2 da prova de conhecimentos e nota zero na prova de redação.
Por meio de uma amiga, ele conheceu o Programa Jovem de Expressão (JDE), que estava oferecendo curso pré-vestibular on-line, no auge da pandemia. Cauã se matriculou e intensificou os estudos com o foco em ter ótimas notas nas etapas 2 e 3 do programa. Era a única chance de recuperação.
Ele acordava, iniciava a rotina de estudos e se dedicava às aulas oferecidas pelo programa para tirar dúvidas. “Sempre procurava estudar os assuntos bem antes e usava as aulas como revisão”, explica.
O cursinho pré-vestibular é oferecido pelo Jovem de Expressão desde o ano de 2016. Foi pensado para oferecer oportunidade aos jovens da comunidade que sonham em cursar o ensino superior. O projeto oferece preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular da UnB. Atende cerca de 70 alunos e conta com mais de 20 professores que dão aula de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h.
Durante a pandemia, as datas das provas não eram bem definidas. Sendo assim, os responsáveis pelo projeto decidiram focar os estudos e abrir uma grade apenas para o PAS/UnB, pois era o único exame que tinha data concreta. Na primeira turma voltada para o PAS, foram 29 alunos aprovados na UnB.
Professor de sociologia e coordenador responsável pelo projeto, Rodrigo Soares conta que um cursinho pré-vestibular pode chegar a custar R$ 7 mil e muitos estudantes de escolas públicas não têm condições de pagar.
Oportunidade
Para o professor, o jovem de periferia precisa de oportunidade: “A cada turma aberta, a busca é muito grande. A maioria dos cursos gratuitos fica localizado no Plano Piloto, o que dificulta muito o acesso. Como nossa unidade é em Ceilândia, facilita e aproxima os estudantes. Temos alunos de Samambaia, Águas Lindas (GO) e outros locais mais distantes”.
As inscrições para as turmas abrem duas vezes por ano: em fevereiro e em junho. Por conta das alterações de datas na UnB, a próxima turma de preparatório para o Enem deve ser aberta na segunda quinzena deste mês. Também são oferecidas oficinas e cursos rápidos.
Para se inscrever e saber mais sobre o Programa Jovem de Expressão, basta acessar o site Jovem de Expressão.
(*) Beatriz Souza é estagiária do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia