metropoles.com

Alunos ocupam outras áreas da UnB. O mesmo pode acontecer em Ceilândia

Nesta quinta (3/11), assembleia pode definir ocupação dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
ocupação UnB
1 de 1 ocupação UnB - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Enquanto no Distrito Federal os alunos de Ensino Médio estão desocupando as escolas, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) seguem o caminho contrário. Na noite desta quarta-feira (2/11), duas novas áreas da UnB foram tomadas pelo movimento universitário: os Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon.

Nesses locais, há salas de aulas de diversos cursos. Nos dois pavilhões também funciona a escola de idiomas da universidade.

De segunda-feira (31/10) para cá, o movimento estudantil conseguiu paralisar as atividades acadêmicas nas faculdades de comunicação, artes cênicas, arquitetura e urbanismo, ciências sociais e no Bloco de Salas de Aula Sul — onde estudam alunos de medicina e farmácia.

Os estudantes ocuparam ainda a reitoria e outras áreas comuns do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Além disso, o campus de Planaltina também está sem aula.

Uma assembleia está marcada para as 18h desta quinta-feira (3/11) no campus de Ceilândia. Estudantes de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional vão decidir se ocupam ou não as faculdades. No decorrer do dia, outros alunos ainda podem integrar o movimento.

Assim como vem ocorrendo em outras 100 universidades brasileiras, alunos da UnB decidiram pela ocupação por serem contrários à Proposta de Emenda à Constituição 55 (antiga PEC 241) que estipula um teto para os gastos públicos por 20 anos.

Eles também são contra a medida provisória do ensino médio e criticam os projetos de lei que compõem a “Escola sem Partido”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?