Alunos driblam ansiedade pré-Enem com… Mais estudos!
O Metrópoles ouviu relatos dos estudantes da rede pública que participaram, nesta sexta-feira (23/10), de aulão no Colégio Militar para revisar parte do conteúdo. Provas serão no sábado e no domingo
atualizado
Compartilhar notícia
À véspera das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas no sábado (24/10) e no domingo (25), 1.160 estudantes da rede pública participaram de um “aulão” no auditório do Colégio Militar de Brasília, na Asa Norte. A concentração dos alunos na hora de revisar pontos importantes das disciplinas ajudava a driblar a ansiedade nessa reta final que antecede a maratona de 180 questões e uma redação.
Estudantes que participaram do evento contaram ao Metrópoles histórias que mesclam a expectativa de hoje com os projetos para o futuro. Leonardo Filipe Alves, 16 anos, por exemplo, mora em São Sebastião e cursa o 3° ano do ensino médio em uma escola pública do Plano Piloto. Ele quer usar a nota do Enem para tentar vaga nos cursos de nutrição ou de educação física na Universidade de Brasília (UnB). “Estou com esperança, mas não posso negar que o aulão aumentou um pouco a minha ansiedade.”
Ao contrário de Leonardo, Silvério Ferreira da Hora Neto, 17 anos, diz que mantém a calma. “Estou tranquilo. Venho estudando firme há três anos e quero uma vaga em uma universidade federal”, conta o morador de Samambaia, que também estuda na Asa Sul. Silvério pretende cursar medicina, mas, se não obtiver pontuação suficiente, tentará nutrição.
Pressão
Já Amanda Nunes, 18 anos, moradora de Santa Maria, não disfarça a ansiedade. “Estou muito nervosa. Tenho me pressionado muito”, disse a aluna do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, na Asa Sul. “Quero cursar comunicação social na UnB. Se eu não conseguir, pretendo utilizar a nota para fazer o Financiamento Estudantil (Fies) e me matricular em gastronomia em uma faculdade privada.”
Colega de Amanda, a estudante de 17 anos Fernanda Lima também mora em Santa Maria e estuda no Elefante Branco. “Tenho dez cursos em mente, mas o número um da lista é arquitetura”, comenta. “Estou nervosa, mas sei que vai dar certo.”
Reta final
Nas aulas desta sexta-feira, os alunos tiveram revisão de física, inglês, história, geografia, biologia e gramática. O Projeto Mais Enem começou em 12 de setembro e teve outros seis encontros, todos no auditório da Universidade Paulista (Unip), na Asa Sul.
Para o aulão de hoje, os responsáveis buscaram o apoio do Colégio Militar para ampliar o local do evento e, assim, receber mais alunos. Um dos coordenadores da iniciativa, Leonardo Carvalho explica que os professores são das melhores escolas do DF: “Temos docentes do Olimpo, do Galois, do Pódion… E é um serviço voluntário. Todos aqui estão de coração. As aulas são lúdicas e nada convencionais”.