Alunos do DF participam de Mostra de Foguetes no Rio de Janeiro
O evento começa nesta sexta-feira (27/10) e conta com 151 equipes de todo o país
atualizado
Compartilhar notícia
As alunas Marina de Cássia, 16 anos, Natalia Pereira, 15, e Thamires Rodrigues, 15, vão representar o Distrito Federal na 11ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), que acontece em Barra do Piraí (RJ) a partir desta sexta (27/10). As adolescentes são estudantes do 1º ano do ensino médio da rede de colégios Alub. Essa é primeira vez que a escola participa do evento, que conta com 151 equipes de todo o país, sendo seis grupos do DF.
Com a ajuda de professores de física, elas construíram um foguete com garrafas pet. Usando vinagre e bicarbonato de sódio como combustível, conseguiram superar a marca exigida para participar da mostra nacional: 120 metros. Elas alcançaram, com um único lançamento, 155m.
A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) são eventos abertos para escolas públicas e privadas. Podem participar alunos do 1º ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.“O principal objetivo da MobFog é promover a aprendizagem e a prática nas disciplinas de exatas, em especial física e matemática, e incentivar o trabalho em grupo. A participação do Colégio Alub foi muito importante para demonstrar aos jovens uma nova perspectiva em relação a essas matérias”, destaca Murilo Oliveira, professor da instituição.