metropoles.com

Alunos da UnB decidem aderir à greve geral estudantil no dia 15

Decisão foi tomada em audiência realizada pelo DCE da instituição na tarde desta quarta-feira (08/05/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
JP Rodrigues 2
1 de 1 JP Rodrigues 2 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) irão aderir à paralisação nacional da educação prevista para ocorrer em 15 de maio. A decisão foi tomada após assembleia-geral realizada na tarde desta quarta-feira (08/05/2019) pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição.

A reunião ocorreu no dia seguinte ao “abraço simbólico” realizado na Biblioteca Central da UnB, nessa terça-feira (07/05/2019). O ato foi promovido em resposta ao anúncio do Ministério da Educação (MEC) de cortar verbas das universidades públicas de todo o país.

Na audiência, também ficou decidida a realização de um ato em frente ao MEC no mesmo dia 15. Na próxima terça-feira (14/05/2019), os estudantes realizarão a Marcha da Balbúrdia – uma caminhada do campus Darcy Ribeiro até a sede do órgão, na Esplanada dos Ministérios.

Segundo o diretório, a assembleia teve caráter consultivo, uma vez que não atingiu o quorum mínimo para ter efeito deliberativo. No encontro, apareceram 992 estudantes, totalizando aproximadamente 2% dos alunos matriculados. “Embora não tenha atingido o número mínimo, o DCE está estudando como dar segmento aos encaminhamentos aprovados. Temos o compromisso de atuar em todas as vias institucionais possíveis para reverter esses cortes no orçamento da UnB”, afirmou em nota.

 

“Abraço”
Nesta última terça (07/05/2019), alunos, parlamentares, líderes estudantis e servidores da Universidade de Brasília (UnB) fizeram um protesto contra o corte de recursos na instituição de ensino. Após se concentrarem na biblioteca, deram um abraço coletivo e depois foram recebidos pela reitora, Márcia Abrahão.

“Como ex-aluna da universidade, muito me orgulha ver a UnB sempre unida em prol da sobrevivência desta instituição. Vamos lutar para que nossa comunidade não precise mais fazer nenhum tipo de sacrifício”, destacou. Ela classificou a situação como “gravíssima”. “Temos R$ 48 milhões bloqueados”, disse.

Entre os parlamentares presentes, as deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), Gleisi Hoffmann, também presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, e Maria do Rosário (PT-RS). Os discursos foram inflamados. “Querem nos tirar a consciência crítica. Um ataque à democracia, à nossa liberdade. Que medo eles têm de vocês?”, disse a parlamentar do Distrito Federal.

6 imagens
Deputada federal Maria do Rosário (PT-RS)
Manifestantes deram abraço simbólico na UnB
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT
Deputado distrital Fábio Felix (PSol-DF)
1 de 6

JP Rodrigues/Metrópoles
2 de 6

Deputada federal Maria do Rosário (PT-RS)

JP Rodrigues/Metrópoles
3 de 6

Manifestantes deram abraço simbólico na UnB

JP Rodrigues/Metrópoles
4 de 6

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT

JP Rodrigues/Metrópoles
5 de 6

Deputado distrital Fábio Felix (PSol-DF)

JP Rodrigues/Metrópoles
6 de 6

JP Rodrigues/Metrópoles

Aos gritos de “não vai ter corte, vai ter luta”, estudantes “abraçaram” a Biblioteca Central da UnB. Também anunciaram um movimento no dia 15 de maio. “Bolsonaro, preste atenção, no dia 15 vai ter paralisação”, disseram.

O ato na UnB, organizado pelos estudantes, ocorreu no mesmo momento em que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, participava de audiência no Senado. Aos parlamentares, ele disse que não houve corte em recursos de universidades, mas sim “contingenciamento”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?