Alunos da UnB ajudam a comunidade na declaração do Imposto de Renda
A iniciativa faz parte do projeto de extensão Balcão Fiscal e atenderá a população até 29 de abril — prazo final para acertar as contas com o Leão
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem nunca declarou o Imposto de Renda, sentar-se em frente a um computador e enfrentar todas as etapas necessárias para fazer o procedimento pode ser uma tarefa exaustiva. Com o objetivo de simplificar a vida dessas pessoas, um grupo de 20 alunos do curso de ciências contábeis e cinco professores da Universidade de Brasília (UnB) oferecem, a partir desta semana, um plantão de dúvidas acerca da Declaração de IR.
A inciativa integra o projeto de extensão Balcão Fiscal. A ideia surgiu da docente de ciências contábeis da instituição Clesia Camilo Pereira, 42 anos, que, hoje, atua como coordenadora da atividade. “Os meninos estão desde novembro de 2015 empenhados no programa. Desenvolveram a logomarca e até a página do Facebook. A intenção, agora, é que esse suporte ocorra todos os anos”, explica.Sempre acompanhados de um professor, os estudantes se revezam para atender a comunidade acadêmica e a sociedade no Laboratório de Uso Comum da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (Face).
Durante as segundas e as terças-feiras, das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 18h às 20h, os interessados em resolver os problemas com IR poderão receber as orientações.
Além do encontro presencial, os alunos também respondem questionamentos pelo e-mail balcaofiscal@gmail.com. O prazo para o acerto de contas com o Leão vai até as 23h59 de 29 de abril. Até lá, os universitários estarão a postos para receber as dúvidas da população.
“Queremos fomentar a educação fiscal e mostrar para as pessoas que ela é um exercício de cidadania”, salienta a estudante do 7º semestre de ciências contábeis Erika Medeiros. Ela acrescenta ainda que o projeto também promoverá palestras e pesquisas relacionadas à educação fiscal.