“Alívio”, dizem primeiros colocados do vestibular 2018 da UnB
Fabrício mora no Taquari, tem 18 anos, e passou para medicina. Bianka teve a maior pontuação no campus de Ceilândia
atualizado
Compartilhar notícia
Primeiro colocado do Vestibular 2018 da Universidade de Brasília (UnB) nas vagas destinadas ao campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, Fabrício Costa de Faro Campos, 18 anos, resumiu a aprovação em uma palavra: “Alívio”. O rapaz contou que estudou por um ano e meio para realização do sonho e teve de abrir mão de diversões para alcançar o objetivo.
“Apesar disso, eu soube conciliar bem o tempo de estudo e descanso. Saía com amigos uma vez por semana, quando o dia estava mais tranquilo. Se exagerasse nos estudos, ficaria nervoso e não faria a prova direito”, revelou. Fabrício reservou, pelo menos, 11 horas diárias para se dedicar.
“Começava às 8h e parava ao meio-dia. Depois, fazia cursinho das 14h às 20h. Chegava em casa e revisava um pouco o que havia estudado”, pontuou. Após a maratona com os livros, o jovem aliviava o estresse vendo televisão.
Fabrício explicou que esta não foi a primeira aprovação dele. No ano passado, conseguiu ingresso na Universidade Federal da Bahia, também para cursar medicina. Porém, a vontade de permanecer perto da família falou mais alto. Antes disso, conquistou vaga para engenharia elétrica, também na UnB, pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), mas não era o graduação dos sonhos.
Dona da maior pontuação entre os aprovados do campus da Ceilândia, Bianka Mota, 21, dedicava ainda mais tempo ao estudo: 12 horas, de segunda à sexta. O resultado? Aprovação para o curso de farmácia: “Ia para o cursinho às 7h e só saía depois das 20h. Aos sábados, tinha aula de manhã e à tarde e, aos domingos, fazia simulado”. Para a nova universitária, a sensação agora é de alívio também.
Antes da aprovação, tentou ingressar em medicina. Por isso, estava acostumada a essa rotina de estudo. Aos vestibulandos, a moça aconselha: é preciso disciplina. “Principalmente aos sábados, quando via que estava cansada, lanchava fora, ia ao cinema. Sabia o meu limite”, destacou Bianka.
Fabrício e Bianka não foram os únicos a comemorar. No campus da Asa Norte, dezenas de candidatos se aglomeravam nesta terça-feira (10/7) para conferir o resultado. Ana Karolina Rocha Lopes, 20, conseguiu uma vaga para ciências ambientais. A estudante já havia sentindo o gostinho de celebrar uma aprovação na UnB, pois cursava agronomia: “Agora, é 100% mais emocionante. Como se fosse a primeira vez com pitada a mais de felicidade, pois vou fazer o que realmente sonhei”.
Para Ana Karolina, a conquista foi mais emocionante também porque ela sempre estudou em escolas públicas. “Inclusive, o cursinho pré-vestibular que fiz foi voluntário”, contou.
Lincoln Vicente Teixeira, 17, também festejou a aprovação. Futuro estudante de economia, ele atingiu o objetivo na primeira tentativa. “É um alívio. A gente tem de se esforçar tanto. Há pressão. Além disso, fiz o PAS em 2017, mas não passei”, destacou.
Confira a relação dos aprovados.
As provas do vestibular da UnB foram aplicadas em cidades do Distrito Federal, Goiás e em Uberlândia (MG). A universidade ofertou 2.105 vagas, distribuídas em 98 graduações, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.
Neste ano, a UnB alterou o horário tradicional de divulgação do resultado, sempre às 17h. De acordo com a instituição, a antecipação ocorreu em função das datas de registro acadêmico, nesta quarta (11) e quinta (12).
Confira a lista:
Relação dos candidatos selecionados em primeira chamada do vestibular da UnB by Metropoles on Scribd