metropoles.com

Alexandre Garcia e professora da rede pública do DF discutem nas redes sociais por divergência sobre cotas

O jornalista afirmou que a política pública fere o princípio da meritocracia. A educadora respondeu que ele não pode diminuir a conquista dos estudantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
alexandre garcia e flavia helen
1 de 1 alexandre garcia e flavia helen - Foto: Reprodução

Um comentário do jornalista Alexandre Garcia em que ele ataca a política de cotas despertou uma (ácida) discussão nas redes sociais. Indignada com a posição do apresentador da TV Globo, a professora de matemática da rede pública do Distrito Federal Flávia Helen postou um vídeo no qual o acusa de “elitista” e preconceituoso”.

Durante a edição de quinta-feira (14/1) do DFTV, ao falar sobre o aumento de 40% de estudantes da escola pública no Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB), Alexandre Garcia opinou que a política de cotas fere a meritocracia.

“Temos que pensar na qualidade do ensino. Aqui em Brasília, é tudo na base do pistolão, do empurrãozinho. A tradução disso são as cotas. Só 67 (dos alunos das escolas públicas) entraram por mérito… Sem a humilhação de receber empurrãozinho”, disse Garcia no comentário.

A opinião despertou a ira de Flávia Helen. O vídeo gravado pela professora viralizou no WhatsApp. “Meça suas palavras, ‘parça’, quando você vier questionar o mérito dos nossos alunos, da escola pública, terem entrado na universidade pública”, alfinetou.

Nós sabemos todas as dificuldades que passamos na escola pública. Nós sabemos avaliar e que temos muito a melhorar, mas isso não quer dizer que nossos alunos entraram pelas costas”, enfatizou Helen. “Alexandre Garcia, guarde todo o seu veneno, o seu preconceito. Daqui a alguns dias, vai ser atendido por neguinha de cabelo enroladinho, pela médica pretinha da periferia”, provocou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?