metropoles.com

Educação cria projeto para debater racismo na rede pública do DF

O evento Cidade Cor será lançado no Centro Cultural do Taguaparque, nesta quarta-feira (27/10), às 14h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Evento contra racismo nas escolas do DF
1 de 1 Evento contra racismo nas escolas do DF - Foto: Reprodução

A Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga organizou o projeto Cidade Cor para debater educação antirracista nas escolas da rede pública do Distrito Federal. O evento será lançado no Centro Cultural do Taguaparque, nesta quarta-feira (27/10), às 14h.

Serão três escolas selecionadas para levar 60 alunos ao lançamento. A programação conta com show da cantora Ellen Oléria, bate-papo sobre ações, educação antirracista, relações étnico-raciais, preconceitos e oficinas com atividades culturais, como capoeira e percussão.

O projeto terá uma série de ações programadas para serem trabalhadas durante o ano letivo. A professora e organizadora da iniciativa, Janaína Almeida, afirma que o Cidade Cor envolverá os alunos dos ensinos fundamental e médio e educação de jovens e adultos (EJA).

“Queremos trabalhar isso durante todo o ano letivo, porque precisamos desassociar a educação antirracista com o trabalho da consciência negra, que aparece só no mês de novembro. Vamos trabalhar diariamente, pois o racismo é dinâmico e a luta precisa ser eficiente”, explica a professora.

Veja convite da cantora Ellen Oléria: 

Estão previstos na programação o Seminário de Educação Antirracista, entrega de um Caderno de Apoio para Práticas Pedagógicas, produção de painéis com personalidades negras, plantio de baobás, roda de conversa e concurso de seleção das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas unidades escolares, que resultará na produção de um e-book.

A iniciativa prevê, ainda, mais personalidades do mundo da música e do combate ao racismo e a preconceitos diversos. “A gente fala muito de pobreza na aprendizagem, mas só vamos conseguir garantir o ensino de estudantes de escola pública se a gente combater o racismo, porque ele não pode permanece na escola com o sofrimento”, pontua Janaína.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?