Edital para obra de polo esportivo em Taguatinga é lançado
As organizações interessadas podem se inscrever no dia 11 de janeiro. Objetivo é facilitar prática desportiva pela comunidade
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) vai construir um Centro de Excelência em Esporte em Taguatinga, por meio de parceria com entidade que tenha estrutura e capacidade para promover a inclusão esportiva de 1,5 mil crianças e adolescentes. O investimento previsto é de R$ 1,2 milhão por ano.
O chamamento às interessadas foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF). As organizações podem se inscrever no dia 11 de janeiro, das 14h às 15h, no site da SEL. A homologação e o resultado definitivo devem ser conhecidos no fim de janeiro.
A instituição deve ter estrutura física e instalações prontas para receber atletas de 9 a 15 anos, que formarão equipes de base de futevôlei, futebol, futsal, natação e voleibol.
A ideia é facilitar o acesso da comunidade com oferta de atividades desportivas, utilizando a prática como ferramenta para o desenvolvimento de valores sociais, morais e éticos, nos moldes dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs).
“O Centro de Excelência em Esporte é mais um passo da atual gestão no caminho para a democratização do esporte em todo o DF”, destaca a secretária interina de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.
Estrutura
O local escolhido deve ter estruturas como quadras cobertas e descobertas, piscinas infantil, semiolímpica e olímpica, campo de futebol, quadras de areia, ginásio poliesportivo e pista de atletismo.
O convênio terá vigência de até cinco anos e vai abarcar o acompanhamento pedagógico dos beneficiados, com monitoramento do desempenho dos alunos, mas a proposta também é fortalecer a cidade como polo desenvolvedor esportivo.
Segundo a secretaria, os 1,5 mil matriculados vão passar por treinamento específico para o desenvolvimento de formação esportiva para o aprimoramento técnico.
Em uma segunda etapa, eles serão avaliados e selecionados para que cerca de 250 alunos passem das categorias de base para as de rendimento.
Parque no Pistão Sul
Taguatinga também vai ganhar um parque urbano, com uma série de equipamentos públicos para incentivar a prática de esportes. O novo complexo de lazer terá 71,7 mil metros quadrados e funcionará em frente ao campus da Universidade Católica de Brasília (UCB), no Pistão Sul.
Para que o projeto finalmente saísse do papel, foi assinado neste mês o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Administração Regional de Taguatinga, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e a UCB.
Segundo o acordo, a construção e manutenção do parque ficará sob responsabilidade da instituição de ensino superior, em um investimento que pode chegar a R$ 33 milhões. O espaço representa uma área equivalente a mais de sete campos oficiais de futebol.