metropoles.com

Vendas do comércio do DF tiveram queda de 13,45% em janeiro

Dado foi divulgado nesta sexta-feira (4/3) pela Fecomércio. Situação econômica afugenta consumidor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
comércio
1 de 1 comércio - Foto: Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 13,45% em janeiro de 2016 na comparação com dezembro do ano passado. As vendas do setor de serviços também tiveram uma redução de 5,20%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio, com apoio do Sebrae. Segundo o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, as obrigações de início de ano já chegaram para o consumidor. O pagamento de impostos, despesas escolares e dívidas que se arrastam há algum tempo explicam a queda nas venda.

Segundo ele, outros fatores como o cenário atual fraco do comércio e a situação econômica do País, afugentam o consumidor do mercado. “Entre os fatores que justificam o índice negativo em janeiro está o aumento da gasolina, a taxa de juros do cartão de crédito que bate recorde, o nível de endividamento das famílias que chega a 81% em Brasília, além da inflação e do desemprego que foi estimado em 257 mil pessoas, 20 mil a mais que em dezembro do ano passado”, explica Adelmir Santana.

Todos os segmentos do comércio registraram queda nas vendas em janeiro de 2016, menos o de livraria e papelaria, por se tratar do mês de referência de crescimento de vendas no ramo. Impulsionado pela volta às aulas, o segmento registrou 61,67% de incremento nas vendas em janeiro.

Entre o segmentos que registraram queda estão Calçados (-32,21%); Vestuário e Acessórios (-27,21%); Minimercados, Mercearias e Armazéns (-19,89%); Comércio Varejista de Bebidas (-19,70%); Cosméticos e Perfumaria (-16,71%); Óptica (-15,98%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (-15,49%); Cama, Mesa e Banho (-12,97%); Suprimento de Informática (-12,76%); Joalheria (-12,59%); Padaria e Confeitaria (-10,87%); Farmácia (-7,63%); Auto Peças e Acessórios (-7,05%); Móveis (-6,10%); Material de Construção (-6,75%); e Ferragens e Ferramentas (-4,13%).

No setor de serviços, o destaque em janeiro ficou para o segmento de Atividades de Condicionamento Físico (3,02%), seguido de Manutenção e Serviços para TI (2,16%) e Capacitação e Treinamento (1,14%). Os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas no mês de janeiro foram: Cabeleireiros (-27,73%); Organização de Feiras, Congressos e Festas (-15,81%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-5,99%); Sonorização, Fotografias e Iluminação (-3,42%); Promoção de Vendas (-0,92%) e Atividade de Contabilidade (-0,39%). (Informações da Fecomércio/DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?