metropoles.com

Sem pagamento, vigilantes ameaçam abandonar a segurança de seis hospitais do DF

1,2 mil funcionários da empresa Ipanema, responsável pela vigilância, estão com o salário atrasado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os hospitais de Taguatinga, Guará, Samambaia, Brazlândia, Ceilândia e São Vicente de Paula (Taguatinga) podem ficar sem segurança a partir da próxima terça-feira (13/10). Com o salário atrasado há três dias, funcionários da Ipanema Serviços Gerais e Transporte Ltda., responsável pela vigilância dos locais, ameaçam cruzar os braços. A possível greve pode engrossar a paralisação geral que conta com a adesão de 25 categorias de servidores do Distrito Federal.

Se o serviço for interrompido, a segurança de seis hospitais do Distrito Federal – onde a prestadora de serviço mantém seu quadro de 1,2 mil funcionários – ficará prejudicada. Outras atividades também podem ser interrompidas, pois além de proteger o espaço, os trabalhadores acumulam funções nas unidades hospitalares, como a chamada de pacientes para a consulta.

Os salários dos 1,2 mil trabalhadores da empresa deveriam ter sido pagos na segunda-feira (5/10). A Ipanema tem até as 18h desta sexta-feira (9) para quitar os débitos. Caso o dinheiro não caia nas contas dos empregados, a greve será automática e começará na terça-feira (13/10).

De acordo com Paulo Quadros, vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF, a Ipanema alegou que o atraso se deve à falta de repasse do GDF. “Acionamos a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e só vamos decretar a greve na terça-feira porque segunda é feriado”, alertou.

Em nota ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informa que existia um débito, em aberto, com a empresa Ipanema no valor de R$ 13.406.251,38. No entanto, nessa quinta-feira (8/10) foi feita a ordem de pagamento de R$ 11.417.425,08 – o órgão não deu explicação sobre a diferença de valores. A quantia deve estar disponível na conta da empresa nesta sexta (9/10).

A equipe de reportagem procurou a Ipanema. Até o momento, nenhum representante da empresa retornou às nossas ligações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?