Prévia da inflação no DF é uma das menores do país para o mês de março
Índice de preços ao consumidor subiu 0,19% na capital do país, segundo parcial do IBGE. Viagens ficaram mais baratas, mas preços de alguns alimentos seguem em alta
atualizado
Compartilhar notícia
A escalada de preços parece que vai dar uma trégua ao bolso do brasiliense neste mês. Segundo a parcial da inflação oficial divulgada nesta quarta-feira (23/3) pelo IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor medido entre 16 de fevereiro e 15 de março, chamado de IPCA-15, ficou entre os mais baixos do país, com crescimento de 0,19%. Apenas o Rio de Janeiro conseguiu manter patamar menor, com aumento de 0,11%. A média do Brasil ficou em acréscimo de 0,43%.
Se considerados os índices acumulados em 2016, o DF apresenta a menor inflação entre as 11 capitais pesquisadas, 1,90%, enquanto o país registra média de 2,79%. Nos últimos 12 meses, o aumento de preços local manteve-se abaixo dos dois dígitos, em 9,57%.Apesar da inflação abaixo da média, alguns itens na capital federal seguiram com aumento de preços. É o caso de alimentos como cenoura, que ficou 18,40% mais cara, e da maçã, com preço 30,83% maior do que no mês passado.
Em compensação, para quem viajou no período, o peso no bolso foi menor. Passagens de ônibus interestaduais ficaram 6,48% mais baratas, enquanto os voos tiveram queda no preço de 5,79%. Outra queda significativa foi na educação, uma vez que os reajustes nas tarifas escolares foram feitos no mês passado.