metropoles.com

Preço dos alimentos em queda reduz ritmo da inflação no DF

Itens como cebola e feijão tiveram diminuição nos valores após meses de altas consecutivas. Índice de preços em agosto fechou com alta de 0,25% na unidade e 0,44% em todo o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caroline Bchara/Metrópoles
feijão
1 de 1 feijão - Foto: Caroline Bchara/Metrópoles

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede o índice oficial da inflação, fechou com alta de 0,25% em agosto no Distrito Federal. O crescimento foi a metade do registrado no mês anterior, de 0,53%. A desaceleração se deu, principalmente, pela queda no preço de alimentos, entre eles a cebola e o feijão.

Após meses seguidos de aumento nos valores, as compras no supermercado deram um pequeno alívio ao brasiliense. O feijão, grande vilão de julho, ficou 6,23% mais barato no último mês. Mas a recordista de queda foi a cebola, que fechou agosto com preço 29,28% menor. Destaque também para a batata-inglesa, com valor 10,46% menor.

Mas nem todos os alimentos tiveram queda. O mamão, por exemplo, ficou 33,14% mais caro em apenas um mês. As bebidas alcoólicas também tiveram aumento médio de 7,41%.

No acumulado do ano, o IPCA do DF soma aumento de 3,57%, o menor índice entre as 13 capitais pesquisadas pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos 12 meses, a taxa de inflação alcançou o patamar de 8,15%, também o menor do país, mas acima da meta estipulada pelo governo.

Brasil
A queda na inflação, porém, não foi suficiente para evitar um recorde negativo. O IPCA nacional em agosto fechou com alta de 0,44%, maior nível para o mês desde 2007, quando estava em 0,47%, segundo informou o IBGE nesta sexta-feira (9/9).

Com a alta, o resultado acumulado em 12 meses acelerou de 8,74% em julho para 8,97% em agosto, maior patamar desde maio, quando era de 9,32%. A inflação registrada no mês de agosto de 2015 tinha sido de 0,22%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?