Oito em cada 10 famílias no DF estão endividadas
O principal responsável pelo endividamento do brasiliense é o cartão de crédito
atualizado
Compartilhar notícia
O número de famílias endividadas no Distrito Federal passou de 582.843 em dezembro para 593.448 em janeiro deste ano. Com isso, a quantidade de lares com algum conta por pagar saltou de 78,7% para 80,1%. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF).
O principal responsável pelo endividamento do brasiliense é o cartão de crédito. Do total dos endividados, 88,3% se declararam comprometidos com o “dinheiro de plástico”. A notícia boa é que as famílias estão otimistas em sair dessa situação. No total, 50,2% afirmaram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 45,1% disseram que podem quitar o montante parcialmente. Do universo de endividados, apenas 1,7% dos brasilienses disseram não ter condições de saldar as contas, enquanto 3% não souberam dizer se conseguem ou não se livrar totalmente do montante.
O estudo mostra, no entanto, que o universo das famílias que não terão condições de pagar suas dívidas passou de 2.699 para 1.909.