metropoles.com

Nota Legal: crédito poderá ser usado para IPTU e IPVA vencidos

Lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) abre essa possibilidade a partir do próximo ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
computador e consumidor com notas fiscais
1 de 1 computador e consumidor com notas fiscais - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Contribuintes do Distrito Federal poderão utilizar o crédito do Nota Legal para abater débitos do IPVA ou IPTU vencidos, inscritos na dívida ativa ou ajuizados. Lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta quarta-feira (12/02/2020), de nº 6.495/2020, abre essa possibilidade para quem não está conseguindo pagar dívidas com os dois impostos.

Até este ano, a norma que dispõe sobre os abatimentos do Nota Legal (Lei nº 4.159/2008) não permitia a utilização do crédito para dívidas vencidas. A lei, porém, foi alterada a partir da proposta do deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

Quem optar por descontar o valor do débito no IPVA ou IPTU com o Nota Legal deverá manifestar a desistência ou renúncia, nas esferas administrativa e judicial, a qualquer direito de ação, impugnação ou recurso relativo ao valor a ser compensado.

Quem não quitar a dívida com os impostos pode ter o nome incluído na dívida ativa. Dessa forma, será cobrado pela Justiça, além de ter um aumento de 10% no valor final do imposto.

O Nota Legal é um programa do Governo do Distrito Federal que incentiva a emissão de notas fiscais e permite que os contribuintes recuperem parte do ICMS e ISS recolhidos em estabelecimentos comerciais.

Ao incluir o CPF na nota, o contribuinte recebe créditos que podem ser utilizados para abater nos impostos ou receber o valor em dinheiro. Além disso, participa de sorteios realizados pela Secretaria de Economia com premiações em dinheiro.

A indicação do crédito neste ano terminou em 31 de janeiro. Sendo assim, a dedução de dívidas valerá a partir do próximo exercício.

Consumidores do Distrito Federal indicaram R$ 52.343.481,55 em créditos do Nota Legal para aliviar o peso dos impostos em 2020. Segundo a Secretaria de Economia, até o último dia de janeiro, 241.407 contribuintes aderiram ao programa.

Neste ano, o Nota Legal determinou que apenas proprietários de veículo ou imóvel registrado no próprio nome poderiam fazer a indicação. Em edições anteriores, era possível transferir créditos.

Aqueles que preferirem receber o crédito na conta deverão fazer a escolha a partir do mês de junho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?