Natal: aprenda como transformar o emprego temporário em efetivo
Pesquisa da Fecomércio mostra que as lojas vão contratar menos neste fim de ano, mas as chances de ser efetivado na vaga são maiores
atualizado
Compartilhar notícia
As previsões se confirmaram. Em meio à recessão, o comércio vai contratar menos este fim de ano em comparação com o mesmo período de 2015. De acordo com um levantamento do Instituto Fecomércio, apenas 16,35% dos empresários do setor farão contratações temporárias para o Natal e réveillon, o que significa 3,8 mil vagas abertas no DF. No ano passado, 23,5% das lojas chamaram 4,6 mil pessoas para reforçar o trabalho nessa época.
A boa notícia é que quem for contratado no fim deste ano tem grande chance de ser efetivado na vaga. Se os temporários tiverem um bom desempenho, forem dedicados e as perspectivas de melhoria nas vendas se confirmarem, quatro em cada 10 podem ser incorporados ao quadro de pessoal das lojas, segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio. Em outros anos, o índice de trabalhadores efetivados não passou de 15% (confira dicas abaixo).Com um quadro extremamente enxuto devido à crise, as lojas que registrarem boas vendas no fim do ano podem ampliar o número de funcionários. “Por isso, a pessoa que for chamada para trabalhar temporariamente deve ser dedicada, trabalhar em equipe, não se limitar à tarefa para a qual foi contratada, ser colaborativa e com visão de futuro, pois será olhada”, garante o presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio), Adelmir Santana.
Solange Castro, consultora e professora na área de Recursos Humanos, diz que o cuidado começa na preparação do currículo, que deve ser ajustado à vaga que o trabalhador está pleiteando. Nada de informações genéricas e exageros. Além disso, o candidato deve pesquisar sobre a empresa que está contratando e, durante a entrevista, mostrar interesse pela vaga, mas evitar o tom de desespero. “Caso seja o primeiro emprego, o discurso deve ser focado nas competências, no que a pessoa tem a oferecer àquela empresa”, pontua a especialista.
Este ano, as lojas não só vão reduzir o número de temporários como vão abrir as vagas mais tarde. A pesquisa do Instituto Fecomércio mostra que 55,3% das contratações ocorrerão entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro. A federação ouviu 400 lojistas de shopping e de rua de 14 segmentos diferentes, entre os dias 19 e 22 de setembro.
O primeiro critério para a contratação temporária é a escolaridade. Esse item interessa a 63,1% das empresas entrevistadas pela Fecomércio. Disponibilidade integral para o trabalho vem na segunda posição, com 35,3% da preferência dos entrevistados. Outro ponto importante é que as lojas de materiais esportivos são as que demonstraram maior intenção de contratar temporariamente neste fim de ano (51,7%).
Cinco dicas que podem ajudar os temporários a ser efetivados
Servir bem é uma arte
Quem não gosta de ser bem atendido? Um sorriso, um cumprimento educado, mostrar-se à disposição… Tudo isso deixa todo mundo feliz! Exerça sua função com compromisso, seja com clientes ou colegas. Cada vez mais as empresas levam mais em conta o comportamento do que o conhecimento técnico na hora de contratar.
O visual conta
Lojas de roupas e calçados são duas das que mais contratam. Normalmente, há salário fixo e mais comissão, o que garante boas perspectivas de grana extra. Atenção: sua apresentação pessoal vai contar. Uma roupa legal, cabelos bem cortados, barba feita, unhas arrumadas pesam na hora da contratação.
Saber ouvir para depois falar
Aquele vendedor que fala pelos cotovelos até ganhar o cliente no cansaço está fora de moda. O importante é ouvir com calma, paciência e boa vontade o que o cliente quer para depois servi-lo melhor e trazer o produto mais adequado ao seu orçamento e gosto. Essa postura de ouvir com atenção não serve apenas para lidar com clientes, mas também com colegas, gerentes e todos que estão à sua volta.
Crie sua rede de contatos
Esse é um ótimo momento para conhecer pessoas, não só do lugar em que você vai trabalhar, mas lojas e colegas das proximidades. Se você passar uma boa impressão, de que quer trabalhar, crescer, e tem disposição, certamente não será esquecido em um momento de vagas abertas.
Temporário pode ser o começo de uma carreira
Não tenha dúvida: você será observado em todas as suas atitudes, ainda que o trabalho seja temporário. A época de fim de ano costuma ser uma espécie de laboratório para as empresas, um celeiro para colher os melhores talentos que podem ser aproveitados quando tiver uma vaga aberta e estável. Como janeiro é um período de baixo movimento, as efetivações não costumam acontecer logo após as festas de fim de ano. Mas se você marcou presença com uma boa postura, competência e proatividade, tenha certeza de que você está na lista de futuros colaboradores.
Fonte: www.vagas.com