metropoles.com

Inflação no DF tem alta de 0,24%. Energia e alimentos pressionaram

No supermercado, por exemplo, a cebola ficou 20,89% mais cara. Índice do DF foi menor do que a média nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
Energia eletrica
1 de 1 Energia eletrica - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A inflação no Distrito Federal apresentou crescimento de 0,24% em maio e fechou com desempenho inferior ao nacional (0,31%). É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (9/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice local havia fechado em 0,54% no mês de abril.

Segundo o IBGE, entre os fatores que mais afetaram a inflação está a energia elétrica, reajustada em diversos estados. No caso do DF, o aumento de 3,83% foi o segundo menor do país, atrás apenas de Goiás, que teve reajuste de 3,80% nas contas de luz.

Para os consumidores do DF, a dica é pesquisar e variar os produtos comprados, uma vez que alguns tiveram aumento considerável enquanto outros apresentaram queda. No supermercado, por exemplo, a cebola ficou 20,89% mais cara. Já o tomate fechou o mês 12,77% mais barato.

Outro setor que ajudou no controle dos preços é o de transporte, principalmente o aéreo. As viagens de avião ficaram cerca de 2,63% mais baratas no DF e 11,81% menores na média do país. O combustível teve queda de 2,05%.

Considerando o acumulado do ano, o DF apresenta alta nos preços de 1,45%, muito próxima à média do Brasil, de 1,42%. Quanto à inflação medida nos últimos 12 meses, os brasilienses enfrentaram aumento de 4,40%, o quarto maior índice entre as 13 capitais analisadas, atrás apenas de Recife, Fortaleza e Campo grande.

Brasil
O IPCA nacional mais que dobrou de abril para maio, ao passar de 0,14% para 0,31% de um mês para o outro — alta de 0,17 ponto percentual. No entanto, é a menor taxa para os meses de maio desde  2007, quando atingiu 0,28%.

Com a alta de maio, a inflação medida pelo IPCA fechou os primeiros cinco meses do ano com alta acumulada de 1,42%, resultado bem inferior aos 4,05% de igual período do ano passado: exatos 2,63 pontos percentuais a menos. É também o menor acumulado para os cinco primeiros meses do ano desde 1,41% de igual período em 2000.

Segundo o IBGE, o resultado também é significativo do ponto de vista do acumulado dos últimos doze meses. O IPCA acumulado nesse período caiu de 4,08% para 3,6%, de abril para maio, constituindo-se na menor taxa em 12 meses desde os 3,18% de maio de 2007. Em maio do ano passado, o IPCA situou-se em 0,78.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?