metropoles.com

Inflação no DF em março fica em 0,12%, uma das menores do país

Habitação e energia apresentaram queda e frearam o índice geral de preços. Economistas, entretanto, dizem que ainda não é o momento de comemorar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A escalada de preços deu um refresco aos brasilienses. A inflação oficial do mês de março medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) do Distrito Federal teve alta de 0,12%, o terceiro menor entre as capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente Recife e Salvador tiveram indicadores menores, com deflação (desempenho negativo).

No ano, a inflação do brasiliense acumula alta de 1,74% e, no período de 12 meses, 8,79%. No DF, os preços de habitação e energia ajudaram a conter os preços. Os custos com moradia, incluindo gastos com aluguel e materiais de construção, apresentaram queda de 0,63%. A conta de energia também ficou mais barata, com valores 4,06% menores. Quem teve uma brecha para viajar aproveitou. Passagens aéreas tiveram redução de 5,79%; ônibus interestaduais, 4,52%.

Apesar da diminuição, alguns itens ainda seguem mais caros, principalmente na alimentação. O mamão, por exemplo, ficou 52,33% mais caro no último mês. A cenoura subiu 13,82% e a manga 11,61%.

A queda dos índices, porém, não foi suficiente para alegrar os economistas. O Banco Central reconheceu que a inflação deste ano vai estourar o teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 6,5%. Segundo o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o IPCA de 2016 no país ficará em 6,6%, e não mais em 6,2% como constava do documento de dezembro, pelo cenário de referência. No cenário de mercado, a taxa projetada passou de 6,3% para 6,9%.

No país, o IPCA de março fechou em 0,43%, menos da metade da taxa de 0,90% de fevereiro. Desde 2012 não havia registro de resultado mais baixo nos meses de março. Considerando o primeiro trimestre do ano, o índice situa-se em 2,62%, percentual inferior aos 3,83% registrados em igual período de 2015. Na ótica dos últimos 12 meses, a taxa desceu para 9,39%, abaixo dos 10,36% relativos aos doze meses imediatamente anteriores.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?