metropoles.com

Economia do DF em desaceleração

Houve um recuo de 0,6% no desempenho do setor. Construção civil teve o pior resultado, com queda de 21,7%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
receita_ult
1 de 1 receita_ult - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A situação não está nada boa para os empresários brasilienses. A atividade econômica do Distrito Federal caiu 0,6% no segundo trimestre de 2015 em comparação ao mesmo período de 2014. Os setores mais afetados foram a Indústria e a Agropecuária, que recuaram 21,7% e 3,1%, respectivamente. Responsável por 94% das atividades econômicas locais, o segmento de serviços registrou a menor queda: 0,3%.

O estudo, divulgado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) nesta sexta-feira (11/9), também mostra que, na área de serviços, a atividade de intermediação financeira, seguros e previdência complementar apresentou o pior desempenho. A queda foi de 5,6% no segundo semestre, o que indica menor procura por crédito.

É a segunda taxa negativa registrada no ano de 2015 e em toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. De janeiro a março de 2015 a contração foi mais acentuada: 1,7% em relação aos três primeiros meses de 2014

Comércio
No segundo trimestre, o comércio local retrocedeu 4,9%. Dos segmentos pesquisados, considerando os seis primeiros meses do ano, a maioria registrou redução no volume de vendas. As quedas mais significativas foram em eletrodomésticos (-29,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (-13,3%), móveis (-5,7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-5,0%), e tecidos, vestuário e calçados (-4,2%).

Apesar do desaquecimento da economia, o Distrito Federal registra resultado superior ao Produto Interno Bruto (PIB) trimestral do Brasil, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice apontou diminuição nacional de 2,6% entre os segundos trimestres de 2015 e 2014. Enquanto a atividade industrial recuou 3,1% no DF, a queda nacional foi de 5,2% no segundo trimestre de 2015. Nos três meses iniciais do ano, o índice da capital retraiu 2,9%, e o do Brasil, 4,1%. Com informações da Agência Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?