metropoles.com

Economia cresce e dá sinais de recuperação no DF

Agropecuária, serviços e indústria puxaram o índice para cima, segundo dados divulgados pela Codeplan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dênio Simões/Agência Brasília
construção obra
1 de 1 construção obra - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Pouco a pouco, a economia do DF vai dando sinais de recuperação. O Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), que mede a variação do nível de atividade da região, registrou no segundo trimestre do ano (abril/maio/junho) uma alta de 1,7 % em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Boletim de Conjuntura do DF, elaborado pela Codeplan, é o segundo trimestre consecutivo que o indicador aponta variações maiores que as do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que no mesmo período acumulou variação de 1,0 % (veja gráfico).

Reprodução/Agência Brasília

Entre os responsáveis pelo “empurrão” na economia distrital estão atividades como a agropecuária, com variação positiva de 2,8 %; serviços, com 1,8 % e; indústria, com 0,9 %.

Há destaque também para o segmento da construção civil: esse setor específico, que desde 2013 sofria com o mau desempenho econômico, agora registra uma leve recuperação de 0,1 %. O engenheiro civil Lorymer Araújo confirma a melhora no mercado. “Sem dúvidas as coisas estão menos difíceis, principalmente por que o governo está fomentando o desenvolvimento do setor”, afirma. Ele detalha uma série de obras, como as de infraestrutura em Vicente Pires e revitalizações pontuais no Plano Piloto. “No início deste ano, eu, sozinho, contratei mais de 150 pessoas”, detalha o empresário.

“É importante essa retomada, pois a construção civil representa mais de 50 % da indústria do DF e move boa parte da economia”, diz o presidente da Codeplan, Jean Lima.

Agropecuária
Só na comparação com o segundo trimestre deste ano com o de 2018, a elevação na agropecuária foi de 2,8 %. As culturas de feijão e de milho foram os destaques da produção local tanto no primeiro quanto no segundo trimestre de 2019.

No Brasil, a agropecuária mostrou leve alta de 0,4 % no trimestre, resultado de aumentos na produção de algodão herbáceo e de milho, e de quedas na produção de arroz e café, e de um bom desempenho da pecuária.

A produção de soja também variou positivamente, ainda que pouco. No entanto esse produto específico – assim como os outros preponderantemente do setor primário – teve queda nas exportações.

Aliás, as exportações mostram, segundo técnicos da Codeplan, uma situação mais preocupante: houve queda de 50 % no segundo trimestre de 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. Com esse resultado, a queda do semestre chegou a 51 % na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?