metropoles.com

Distrito Federal entra oficialmente em recessão

Por três trimestres consecutivos, a atividade econômica registrou queda. Os setores de indústria, agropecuária e serviços apresentaram desempenho negativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A atividade econômica no Distrito Federal caiu 0,6% no terceiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo trimestre de 2014. Foi a terceira redução no ano registrada pelo Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon/DF), elaborado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). De janeiro a março, a queda foi de 1,7% e de abril a junho, 0,6%. O desempenho negativo por três vezes consecutivas coloca o Distrito Federal oficialmente em recessão.

Apenas nos meses de julho a setembro, os setores de indústria, agropecuária e serviços apresentaram atividades negativas ante o mesmo período do ano passado: o primeiro apresentou uma queda de 3,6%; o segundo caiu 3,5%; e o terceiro 0,4%. Já o comércio registrou a maior retração: 6,6%

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, destaca que, embora o cenário não seja muito animador, ainda se tem alguma boa notícia, como o crescimento do setor de serviço de informação, que foi de 2,3%, apesar de ter sido menor do que o registrado em igual trimestre de 2014, que aumentou 5,4%.

Rennó destacou, ainda, a questão do desemprego que, de acordo com ele, está claramente associada à redução dos postos de trabalho. O estudo apontou a eliminação de 3.618 postos de trabalho, superior ao número de contratações: 2.167 vagas.

A Coordenadora das Contas Regionais da Codeplan, Sandra Regina de Andrade, explicou que a queda expressiva do setor de indústria se deve principalmente pela redução da atividade da construção civil, que chegou a 4% no trimestre analisado.

Quando a maioria das construções do DF paralisou, a economia sentiu muito mas, apesar disso, a queda se estabilizou.

Sandra Regina de Andrade, da Codeplan

O estudo também mostrou que, apesar de negativo, o índice do DF foi superior ao do Brasil, que teve queda de 4,5%. O diretor de Estudos e Políticas Sociais e de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Flávio Gonçalves, afirmou que isso se deve à estabilidade da administração pública, pois o “grande empregador do DF não demite muito”.

Flávio Gonçalves chamou atenção para a queda do comércio na capital federal, que chegou a 6,6%. “As pessoas perderam poder aquisitivo, e quando isso acontece, você não faz compras, empréstimos, nem atividades financeiras. Para o Brasil em 2016, o mercado estima uma queda de 3,2%. Além disso, a expectativa da inflação também está muito alta.  Definitivamente, não deve ser muito rápida a recuperação da nossa economia”, finalizou ele. (Com informações da Codeplan)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?