metropoles.com

DF: taxa de desemprego fica em 19,5% no mês de junho

Número supera o de maio. Mas Codeplan destacou a redução da taxa de desocupação entre as pessoas de baixa renda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada pela Companhia de Planejamento (Codeplan) nesta quarta-feira (31/07/2019), mostrou que mais 5 mil pessoas entraram para a fila do desemprego em junho em comparação com o mês anterior. No período analisado, a taxa de desocupação em Brasília passou de 19,4% para 19,5%.

Esse índice se iguala ao de março de 2019 e constitui o terceiro maior percentual nos últimos 12 meses. Nesse período, o DF aumentou seu contingente de trabalhadores à procura de emprego de 316 mil, registrado em junho de 2018, para 336 mil, número atual.

A Codeplan destacou a redução da taxa de desocupação entre os mais pobres. Nesse recorte, os índices caíram a 23,8% entre os brasilienses com faixa de renda menor, a quarta queda consecutiva desde março, quando foram registrados 27,4%.

Atualmente, o setor de serviços emprega mais de 1 milhão de pessoas no DF e tem a maior fatia dos postos de ocupação dentre todos os segmentos pesquisados. Ao longo dos últimos 12 meses, essa área aumentou seu número de trabalhadores em 5%. A PED ainda mostrou que o contingente de assalariados com carteira assinada cresceu 10,8% entre junho do ano passado e junho deste ano.

No Brasil

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12% no trimestre encerrado em junho, atingindo 12,8 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31/07/2019) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É a terceira queda na comparação com o mês anterior, e representa recuo também em relação ao primeiro trimestre do ano, quando ficou em 12,7%, e em relação ao mesmo período de 2018, quando a taxa foi de 12,4%.

O número de trabalhadores por conta própria (24,1 milhões) bateu novo recorde da série histórica (iniciada em 2012) e subiu nas duas comparações: 1,6% (mais 391 mil pessoas) frente ao trimestre anterior e 5,0% (mais 1.156 mil pessoas) em comparação ao mesmo período de 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?