metropoles.com

DF fecha 2016 com 302 mil desempregados e renda até 12% menor

O grande vilão do mercado de trabalho brasiliense foi o setor de administração pública, que eliminou 29 mil postos em 12 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal fechou 2016 com um recorde negativo no mercado de trabalho. O número de desempregados na capital do país chegou a 302 mil pessoas, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (25/1). O índice é o maior já registrado desde outubro de 2014, quando o levantamento adotou nova metodologia.

Não bastasse o aumento do contingente de sem-emprego, a renda do trabalhador brasiliense também caiu no ano passado. O rendimento médio real (descontada a inflação) reduziu-se entre ocupados (-12%), assalariados (-4,4%) e autônomos (-5,7%).

No período, a taxa de desemprego total aumentou de 14,5%, para 18,6% no DF. De acordo com o estudo, o contingente de desempregados teve alta de 84 mil pessoas, resultado do crescimento insuficiente do nível de ocupação (geração de 31 mil postos de trabalho para absorver o aumento da População Economicamente Ativa (PEA) – 114 mil pessoas se incorporaram ao mercado de trabalho da região.

O grande vilão do mercado de trabalho brasiliense foi o setor de administração pública, que fechou 29 mil postos em 12 meses. Entre as áreas que mais contrataram no ano ficaram a de serviços (nove mil novas vagas) e a da indústria da transformação (oito mil).

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?