Desemprego tem o pior desempenho no mês de novembro desde 2012
Segundo dados do IBGE, o desemprego afetou 14 milhões de brasileiros neste período
atualizado
Compartilhar notícia
Sob os efeitos da pandemia da Covid-19, o desemprego afetou 14 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em novembro de 2020, revelam os dados divulgados nesta quinta-feira (28/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão informou que o número foi o mais alto para o período desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.
Apesar disso, a taxa apresentou recuo na comparação com o trimestre anterior, encerrado em outubro, quando ficou em 14,3%. O dado representa 0,6 % a menos do índice registrado no trimestre terminado em setembro, aponta o IBGE.
Entre agosto e novembro, cerca de 3,9 milhões de brasileiros conseguiram uma vaga no mercado de trabalho, que registrou aumento de 4,8% nesse período em comparação com 2019. O avanço pode ser explicado pela flexibilização das regras de restrição da pandemia.
Os dados do Novo Cadastro Geral Empregados e Desempregados (Caged) de dezembro e o acumulado de 2020 serão divulgados nesta quinta-feira (28/1), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.