metropoles.com

Crise afeta comércio no DF pelo sétimo mês seguido

Entre os setores mais prejudicados, estão as agências de viagem, livraria, papelaria, autoescolas e farmácias, que registraram menos vendas em outubro em comparação a setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Aumento na conta de luz, no preço dos combustíveis, mais desemprego e menos dinheiro no bolso. O cotidiano de milhares de brasilienses afetados pela inflação se reflete no comércio local. Pelo sétimo mês consecutivo, o DF registrou queda nas vendas: -0,23% em outubro na comparação com setembro. O setor de serviços também apresentou retração, de -0,11%.

No acumulado dos últimos 12 meses, comércio e serviços apresentam, juntos, saldo negativo de -18,15%, índice que apresenta piora nos últimos três meses. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae.

De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, a redução dos salários, o endividamento das famílias, a dificuldade de recolocação no mercado e até mesmo a deterioração da confiança do consumidor no cenário socioeconômico têm impactado diretamente o setor terciário, gerando retração nas vendas.

“Com esse quadro, infelizmente não se observa mudança de tendência para o fechamento do ano”, aponta Adelmir. “Aliado a esses problemas, também podemos observar como principais fatores da sétima queda seguida nas vendas os aumentos da taxa básica de juros e a elevação dos impostos. Tudo isso afugenta cada vez mais os consumidores”, conclui Adelmir.

Apesar da queda, alguns setores apresentaram melhora nas vendas de outubro em comparação com o mês anterior: tecidos (13,49%), floricultura (8,86%), autopeças e acessórios (7,01%), lojas de utilidades domésticas (6,23%), vestuário (3,39%), móveis e decoração (2,67%), mercado e mercearia (0,64%) e informática (0,11%).

No setor de serviços, houve crescimento nas vendas, em outubro, nos segmentos de casa de eventos (12,29%), aluguel de artigos para festas (9,41%), academia (3,83%), pet shop (2,76%) e clínica de estética (1,85%) e salões de beleza (0,92%).

Confira os segmentos, entre comércio e serviços, que apresentaram queda em outubro
Agências de viagem -17,99%
Livraria e papelaria -6,05%
Autoescola -5,86%
Farmácia e perfumaria -3,57%
Ensino de idiomas -3,12%
Bares, restaurantes e lanchonetes -2,59%
Óticas -1,86%
Calçados -1,83%
Material de construção -1,86%
Reparação de Eletroeletrônicos -0,60%

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?